Martinez Comunicação

O que é o funil de vendas? Descubra como seus clientes encontram e compram seus serviços!

Muitos consumidores passam por um processo comercial até decidirem adquirir seus produtos ou serviços; saiba como o funil de vendas funciona para multiplicar seus resultados!

O funil de vendas é uma metáfora utilizada para se referir ao processo comercial pelos quais os clientes de uma empresa passam, da descoberta dos seus produtos até a decisão de compra deles.

Não é apenas uma representação gráfica para indicar a jornada de compra de potenciais consumidores ou os comportamentos deles em relação ao seu negócio, mas sim uma forma de manter sinergia entre as equipes de marketing e vendas de uma empresa.

Uma empresa que deseja aumentar sua base de clientes precisa, primeiro, entender como converter e aproveitar mais oportunidades de negócios. E a estratégia do funil é muito importante para otimizar os processos internos da sua empresa e melhorar o relacionamento com os consumidores finais. Saiba mais sobre o funil de vendas a seguir!

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que representa o processo pelo qual todos os clientes de uma empresa passam, de quando descobrem um problema até a compra de produtos ou serviços. 

Por ser uma estratégia, o funil precisa estar atrelado à jornada do seu cliente em busca de conhecimento para a solução de um problema. O pipeline (mapa de vendas) do funil é composto por diferentes etapas, desde a descoberta até o fechamento dos negócios; é um processo que pode ser rápido ou demorado, mas deve ser acompanhado passo a passo pelas equipes de vendas.

No meio do caminho, muitos visitantes ou leads deixam de seguir no funil de vendas (ou seja, saem da sua atenção) e não chegam nem a concretizar a compra; os motivos são variados – desinteresse, falta de recursos, desconfiança sobre os produtos, entre outros.

Por isso, é importante estar de olhos abertos a tudo que acontece nas suas oportunidades de negócio. Melhorar seu marketing de conteúdo e processos relacionados ao funil de vendas são bons começos!

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em três etapas diferentes que compreendem toda a jornada de compra dos consumidores que descobrem seu negócio. É um processo simples de ser entendido, mas demanda muita atenção de todos os envolvidos no trabalho de vendas e relacionamento com o cliente!

A primeira etapa do funil de vendas é a de topo de funil (das fases de aprendizado e descoberta). É quando o cliente aprende que um determinado problema existe e sai à procura de conhecimento. É nessa fase que o seu negócio é descoberto e tem grande potencial de atrair visitantes, se seus objetivos estiverem bem definidos! 

Já na segunda etapa do funil de vendas, a de meio de funil (a das fases de reconhecimento e consideração), o visitante entende que o problema existe e que pode ser prejudicial a ele. Assim, começa a se aprofundar no assunto para entendê-lo melhor. 

Nesta fase intermediária, seu negócio precisa oferecer informações mais relevantes para os visitantes, que estão dispostos a oferecer dados pessoais (como nome completo, telefone e e-mail) para obter soluções específicas para seus problemas. Seus visitantes agora transformam-se em leads.

Por fim, na última etapa do funil de vendas, a do fundo de funil (a da fase de decisão), os leads entendem que seu negócio representa a melhor solução para o problema que eles possuem. Seu time de vendas precisa agora contatá-los e oferecer os produtos e serviços, eventualmente com ofertas e promoções, para concretizar os negócios.

Para que serve o funil de vendas no marketing?

No marketing, o funil de vendas serve para amplificar o potencial de descoberta da sua empresa em relação ao seu público-alvo e melhorar resultados. Neste sentido, é importante que seu negócio esteja preparado para entender as necessidades dos clientes, com conteúdos diferenciados para cada etapa do funil.

O marketing de conteúdo, nessas horas, é peça fundamental para garantir um maior engajamento dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Além disso, o time de vendas também deve estar alinhado com o planejamento de marketing da empresa, e analisar todas as oportunidades de negócio com olhar atento – sempre atendendo e proporcionando o melhor relacionamento com o consumidor.

A Martinez Comunicação, agência com mais de 12 anos de atuação no mercado, está capacitada para ajudar sua empresa a multiplicar seus resultados com um funil de vendas eficiente, não deixando escapar nenhum negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

POSTS RECENTES