Muitos consumidores passam por um processo comercial até decidirem adquirir seus produtos ou serviços; saiba como o funil de vendas funciona para multiplicar seus resultados!
O funil de vendas é uma metáfora utilizada para se referir ao processo comercial pelos quais os clientes de uma empresa passam, da descoberta dos seus produtos até a decisão de compra deles.
Não é apenas uma representação gráfica para indicar a jornada de compra de potenciais consumidores ou os comportamentos deles em relação ao seu negócio, mas sim uma forma de manter sinergia entre as equipes de marketing e vendas de uma empresa.
Uma empresa que deseja aumentar sua base de clientes precisa, primeiro, entender como converter e aproveitar mais oportunidades de negócios. E a estratégia do funil é muito importante para otimizar os processos internos da sua empresa e melhorar o relacionamento com os consumidores finais. Saiba mais sobre o funil de vendas a seguir!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que representa o processo pelo qual todos os clientes de uma empresa passam, de quando descobrem um problema até a compra de produtos ou serviços.
Por ser uma estratégia, o funil precisa estar atrelado à jornada do seu cliente em busca de conhecimento para a solução de um problema. O pipeline (mapa de vendas) do funil é composto por diferentes etapas, desde a descoberta até o fechamento dos negócios; é um processo que pode ser rápido ou demorado, mas deve ser acompanhado passo a passo pelas equipes de vendas.
No meio do caminho, muitos visitantes ou leads deixam de seguir no funil de vendas (ou seja, saem da sua atenção) e não chegam nem a concretizar a compra; os motivos são variados – desinteresse, falta de recursos, desconfiança sobre os produtos, entre outros.
Por isso, é importante estar de olhos abertos a tudo que acontece nas suas oportunidades de negócio. Melhorar seu marketing de conteúdo e processos relacionados ao funil de vendas são bons começos!
Quais são as etapas do funil de vendas?
O funil de vendas é dividido em três etapas diferentes que compreendem toda a jornada de compra dos consumidores que descobrem seu negócio. É um processo simples de ser entendido, mas demanda muita atenção de todos os envolvidos no trabalho de vendas e relacionamento com o cliente!
A primeira etapa do funil de vendas é a de topo de funil (das fases de aprendizado e descoberta). É quando o cliente aprende que um determinado problema existe e sai à procura de conhecimento. É nessa fase que o seu negócio é descoberto e tem grande potencial de atrair visitantes, se seus objetivos estiverem bem definidos!
Já na segunda etapa do funil de vendas, a de meio de funil (a das fases de reconhecimento e consideração), o visitante entende que o problema existe e que pode ser prejudicial a ele. Assim, começa a se aprofundar no assunto para entendê-lo melhor.
Nesta fase intermediária, seu negócio precisa oferecer informações mais relevantes para os visitantes, que estão dispostos a oferecer dados pessoais (como nome completo, telefone e e-mail) para obter soluções específicas para seus problemas. Seus visitantes agora transformam-se em leads.
Por fim, na última etapa do funil de vendas, a do fundo de funil (a da fase de decisão), os leads entendem que seu negócio representa a melhor solução para o problema que eles possuem. Seu time de vendas precisa agora contatá-los e oferecer os produtos e serviços, eventualmente com ofertas e promoções, para concretizar os negócios.
Para que serve o funil de vendas no marketing?
No marketing, o funil de vendas serve para amplificar o potencial de descoberta da sua empresa em relação ao seu público-alvo e melhorar resultados. Neste sentido, é importante que seu negócio esteja preparado para entender as necessidades dos clientes, com conteúdos diferenciados para cada etapa do funil.
O marketing de conteúdo, nessas horas, é peça fundamental para garantir um maior engajamento dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Além disso, o time de vendas também deve estar alinhado com o planejamento de marketing da empresa, e analisar todas as oportunidades de negócio com olhar atento – sempre atendendo e proporcionando o melhor relacionamento com o consumidor.
A Martinez Comunicação, agência com mais de 12 anos de atuação no mercado, está capacitada para ajudar sua empresa a multiplicar seus resultados com um funil de vendas eficiente, não deixando escapar nenhum negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco!