Martinez Comunicação

Branding ou tráfego pago: descubra as vantagens de cada um para potencializar os resultados da sua empresa

Muitos empresários com marcas de sucesso contam com ambas as estratégias de marketing para ampliar seus resultados. Saiba mais no artigo!

Na hora de desenvolver um planejamento de marketing é preciso definir os objetivos e ações, sempre pensando estrategicamente em como alcançar bons resultados.

Uma das grandes apostas das marcas de sucesso para seguir com força e presença junto ao público nos últimos anos é o branding, estratégia que promove uma melhor percepção dos consumidores sobre os valores de um negócio ou empresa, além de aumentar o interesse sobre a mesma.

Outra estratégia frequentemente utilizada em um planejamento de marketing de sucesso (e bem desenvolvido) para aumentar a visibilidade dos negócios, é o investimento em tráfego pago. De modo geral, a partir de anúncios pagos em redes sociais e motores de busca como o Google, é possível ampliar o alcance dos seus serviços justamente quando as pessoas estão pesquisando soluções para problemas.

Mas, entre branding e tráfego pago, qual delas é a melhor estratégia para as empresas? Se você, empresário, está pensando nisso e ainda não conseguiu encontrar uma resposta, preparamos um artigo com dicas e informações para resolver suas dúvidas. Leia a seguir!

O QUE É BRANDING?

Branding, ou Brand Management, é uma estratégia de gestão da marca, ou do conjunto de significados e valores de um negócio, tornando-o ainda mais reconhecido pelo público e lembrado quando no momento de tomada de decisões. Tudo que vier e for planejado para melhorar a aparência da sua marca, é sempre muito bem-vindo!

Com uma marca forte no mercado, é possível aumentar a confiança do público em relação aos seus serviços, assim como ampliar a relevância e a presença da sua empresa no imaginário dos consumidores. 

O reforço das boas práticas e valores atrelados ao seu negócio também influenciam na escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra. Lembre-se: é preciso assumir compromissos (ou relembrar anteriores já feitos) e manter-se fiel a eles, para que o público confie ainda mais na sua marca!

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE BRANDING?

As estratégias de branding hoje disponíveis contemplam diferentes aspectos de uma mesma marca. É importante lembrar que branding não é criar apenas uma nova identidade visual, mas reforçar valores e oferecer novas experiências aos clientes.

Branding envolve também o planejamento da comunicação da empresa (seja ela em marketing externo ou interno), o posicionamento dela em relação às questões sociais que a envolvem (ou não), o aumento da presença da marca nas redes sociais e o mapeamento de todos os canais de diálogo com o consumidor (quer seja e-commerce, televendas, redes, SAC, etc).

A aplicação de diferentes estratégias de branding a uma mesma marca possibilita a visualização de insights únicos sobre os desejos reais dos clientes, assim como gaps (falhas) nos processos internos (até mesmo produtivos), aumentando o senso de transparência e a confiança do público.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRANDING?

O branding deve ser cultivado gradativamente: com a criação de campanhas e identidades únicas, atrelados a ideais diferenciados, gerando conexões únicas entre marcas e clientes. Tudo isso requer tempo e dedicação especiais – daí a necessidade de manter-se firme aos mesmos propósitos.

Em um mundo de consumidores cada vez mais empoderados, as marcas que contam com ideais específicos e que participam ativamente de causas com o público (não somente levantando bandeiras), contam com ainda mais apoio dos consumidores.

Um branding feito de maneira estratégica para sua marca, ajuda a construir uma boa percepção do público sobre a sua empresa, aumentando as vendas e resultados, e diferenciando seus serviços dos praticados pela concorrência.

E O QUE É TRÁFEGO PAGO?

Tráfego pago diz respeito ao investimento em plataformas e sites através de anúncios, com o objetivo de atrair visitantes para a plataforma da sua empresa, ou destacar seus serviços no topo das buscas. Todo fluxo de visitantes recebido pela sua plataforma é tráfego, seja ele através de mecanismos de busca, de redes sociais ou de toda a internet, mas, quando este acontece através de um anúncio é considerado tráfego pago.

Basicamente, seu negócio estará em diferentes locais e atingirá públicos diversos, mas dependerá de investimentos em dinheiro – diferentemente do tráfego orgânico, que conta com a produção de conteúdos específicos e muitas outras estratégias de marketing. 

Os investimentos em tráfego pago podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio de forma rápida e contribuir para a divulgação de ações da sua empresa, facilitando a conversão de visitantes em leads e, posteriormente, em clientes.

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE TRÁFEGO PAGO?

As estratégias de tráfego pago são variadas, já que os investimentos em anúncios pagos precisam ser bem planejados. É preciso entender qual o público-alvo da sua empresa e da campanha, para poder definir como atingi-lo. 

Tenha em mente para quem você quer comunicar seus serviços em uma campanha paga, através de pontos importantes como a idade, gênero, localização, interesses e tempo de atividade.

Para estar em diferentes lugares (como resultados de busca, redes sociais, blogs, entre outros), não é preciso ter tantos recursos, mas é bom separar um percentual razoável de verbas para a sua campanha, a partir da definição de como se quer atingir o público.

Os anúncios são cobrados pelas plataformas principalmente a partir de dois mecanismos: Custo por Clique (CPC), feita a cada clique que o seu anúncio recebe, priorizando a conversão dos visitantes em leads e clientes; e Custo por Mil Impressões (CPM), na qual se cobra ou paga uma quantia pré-determinada a cada mil pessoas, ainda que não se transformem em cliques – com o objetivo de obter maior visibilidade para o negócio.

Lembre-se que, para estar em diferentes lugares ao mesmo tempo, é preciso investir em diferentes plataformas: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads, Linkedin Ads, Taboola, entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRÁFEGO PAGO?

O tráfego pago é só mais uma das ações de marketing que podem ser desenvolvidas para ampliar os resultados da sua empresa. Ele é importante para aumentar rapidamente a visibilidade da sua empresa e auferir lucros de forma mais rápida, já que também tem o poder de aumentar a conversão de visitantes em leads e clientes.

Utilizar o tráfego pago não é só realizar investimentos em anúncios pagos, mas ter a certeza de que seus serviços estarão em destaque em outros pontos da internet, sempre que um consumidor buscar por soluções para problemas específicos. 

Para uma boa campanha de tráfego pago, é necessário que sua empresa sempre acompanhe os resultados e tenha em mãos um gestor de tráfego pago. Ele será o responsável por conduzir os anúncios e a verba que sua empresa destinou, sempre com muita responsabilidade, entendendo e perseguindo os resultados que sua marca deseja alcançar.

E AGORA, QUAL O MELHOR? BRANDING OU TRÁFEGO PAGO?

Como vimos no artigo acima, branding e tráfego pago contam com características específicas, mas ambas são metodologias e estratégias importantes a serem adotadas no seu planejamento de marketing.

Enquanto o branding envolve um trabalho cuidadoso, porém longo de reposicionamento de marca no mercado, bem como a reafirmação de compromissos com o público, o tráfego pago é uma estratégia que dá resultados rápidos, mas deve ser utilizada com muita cautela.

Concluímos que é importante utilizar ambas as estratégias de marketing, ou seja, tanto o branding como o tráfego pago ao mesmo tempo, para poder alcançar melhores resultados, recriar valores e possibilitar um aumento na base de clientes. Juntos, eles podem transformar sua empresa e valorizar sua marca diante da concorrência!

Se você ainda está em dúvida sobre qual estratégia quer adotar para o marketing digital da sua marca, negócio ou empresa, conte com a Martinez Comunicação. Há mais de 12 anos no mercado, a Martinez tem um time de especialistas em branding e tráfego pago e está preparada para atender os propósitos que você deseja atingir. ,

Quer multiplicar seus resultados? Fale com a Martinez Comunicação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

POSTS RECENTES