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O que é o Inbound Marketing? Conheça esta técnica de marketing e sua importância para todos os tipos de negócio

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma das principais formas de garantir engajamento orgânico e atrair novos clientes para sua empresa. Saiba mais!

Na era da Internet e das redes sociais, sua empresa precisa fazer parte dessa realidade virtual e organizar diferentes estratégias de marketing. Se você não tem muitos recursos à disposição, mas quer promover sua marca para novos públicos, o Inbound Marketing é uma ótima ferramenta para atrair clientes e convertê-los em vendas!

O inbound é um dos novos conjuntos de estratégias de marketing que estão ganhando muita atenção na atualidade, com o crescimento e alta popularidade das redes sociais. O inbound acaba rompendo, assim, com o marketing tradicional (das propagandas e anúncios), com o principal objetivo de incluir e encantar (lembre-se disso) os clientes.

É uma estratégia inovadora, que ainda está começando no Brasil, mas é muito aplicada no exterior e indicada por profissionais de marketing para empresas que desejam ampliar sua base de consumidores. Saiba mais sobre ela a seguir!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing utilizado principalmente para atrair e incluir novas pessoas à sua base de clientes. Traduzindo livremente para o português, o inbound pode ser concebido como “marketing de entrada” ou “marketing de atração”. 

Nessa metodologia, muito empregada no marketing digital, as empresas publicam conteúdos relevantes para os potenciais consumidores, fomentando a descoberta (que é o primeiro passo do funil de vendas). Portanto, é o cliente que se interessa e procura a empresa, e não a empresa que busca os clientes, como no marketing tradicional (falaremos mais disso daqui a pouco). 

É uma estratégia que preza muito pela construção de relacionamentos sólidos e de confiança com os consumidores, de modo a engajá-los nas atividades, serviços e produtos que a empresa oferece. Vem se popularizando nos Estados Unidos desde 2008 e, no Brasil está sendo cada vez mais aplicada por negócios que querem investir em marketing.

Qual a importância do inbound marketing?

O inbound marketing é importante porque de maneira totalmente diferente em relação ao que prega o marketing tradicional (o das propagandas e dos anúncios). Ao invés de interromper constantemente a vida dos potenciais consumidores com publicidade, o inbound trabalha para atrair os consumidores e, assim, engajá-los no seu conteúdo.

Imagine o inbound como a casa do seu cliente: antes de sair entrando, tem que bater no portão, tocar a campainha e, depois, pedir permissão para entrar. É preciso ganhar a confiança da pessoa primeiro, antes de deixá-la entrar: assim acontece com a sua marca!

Enquanto o inbound marketing está acontecendo, é preciso investir na publicação de conteúdos que promovam a descoberta do seu negócio, para que os clientes permitam que você se relacione diretamente com eles e, assim, ofereça seus serviços.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Resultados Digitais, criadora da plataforma RD Station, e publicada na Meio e Mensagem, 85,6% das mais de 1,4 mil empresas entrevistadas afirmaram que o marketing de conteúdo é fundamental na retomada dos negócios, após a crise da Covid-19. É parte de uma transformação digital, da qual sua empresa não pode ficar de fora!

Através do inbound (ou marketing de atração), seu negócio começará uma relação com seus novos clientes com o pé direito, obtendo confiança e solidez como valores essenciais para um bom relacionamento.

Como funciona o inbound marketing?

Como dissemos acima, o inbound marketing funciona para atrair visitantes e engajá-los nos conteúdos, de modo a convertê-los em potenciais clientes.

A estratégia de conversão dentro do marketing de atração funciona através de quatro diferentes etapas. Na primeira delas, a de atração, desconhecidos descobrem seu negócio através da publicação e leitura de conteúdos especiais (como artigos e vídeos relacionados à temática da sua empresa).

Já na segunda fase, a de conversão, as empresas entregam ainda mais conteúdos especiais ou convidam seus visitantes a saberem das novidades da marca, em troca de dados pessoais (nome, telefone, e-mail). Isso acontece por meio de botões de ação (CTA), formulários, landing pages e outros.

Na terceira etapa, a de fechamento, os conteúdos são enviados aos inscritos. Caso estejam interessados, podem ser convertidos em cliques (ou leads), assim demonstrando seus potenciais de compra.

Por fim, na última fase, a de encantamento, é preciso fazer com que o cliente já convertido tenha uma boa experiência – isso pode ser feito através de feedbacks, manter contato, compartilhar dicas e/ou promoções, entre outras.

Com um bom marketing de atração, é possível preparar e engajar seus clientes em novos conteúdos, promoções, produtos ou serviços oferecidos.

Quais são os exemplos de inbound marketing?

Alguns dos principais exemplos de inbound marketing são os blogs ou sites de empresas, que devem estar repletos de conteúdos relevantes, como reportagens e artigos relacionados às áreas de atuação da marca. Redes sociais e mecanismos de busca (como o Google) também podem (e devem!) ser usados como forma de atrair visitantes.

Um pouco mais adiante, já com os visitantes consumindo seu conteúdo, é possível empregar formulários e landing pages para que eles saibam das novidades do seu negócio. 

Na fase de fechamento, os visitantes podem ser convertidos em leads através de email marketing e automação, com conteúdos novos sendo enviados com uma frequência razoável (lembre-se de não disparar muito, isso pode assustá-los!).

Por fim, outro exemplo de marketing de atração são os eventos de divulgação ou mesmo os feedbacks e relacionamentos com o cliente, fazendo com que ele não só se sinta incluído, mas atraia outras pessoas naturalmente. Ou seja, verdadeiros fãs dos seus serviços!

Seja para pequenas ou grandes empresas, a Martinez Comunicação está preparada para executar planos de inbound marketing com qualidade para seu negócio e atrair novos clientes. Quer saber como multiplicar os resultados da sua empresa? Entre em contato conosco!

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