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Google Meu Negócio: vantagens e dicas práticas para destacar sua empresa nas buscas da Internet

google meu negócio imagem

Cada vez mais consumidores utilizam o Google para descobrir e obter informações sobre empresas. Não fique de fora dessa novidade!

Ferramenta estratégica para o crescimento de qualquer empresa no âmbito de marketing digital, o Google Meu Negócio ajuda na descoberta de novos clientes na sua cidade ou região. 

Trata-se de um serviço gratuito oferecido pelo Google, com o objetivo de fazer com que negócios aumentem a visibilidade através do principal mecanismo de busca da Internet. E, na era digital, não dá para deixar de lado uma publicidade tão especial como essa!

Quando bem utilizada, a aplicação concentra todas as informações de contato e serviços de sua empresa, sendo um dos primeiros pontos de acesso de potenciais clientes ao seu negócio. Por isso, é importante entender como manusear mais esta ferramenta de divulgação de empresas. 

Saiba mais no artigo a seguir!

Qual a vantagem do Google Meu Negócio?

Além da publicidade gratuita proporcionada pelo Google para a sua empresa, a vantagem do Google Meu Negócio é que você poderá destacar os serviços do seu negócio para uma ampla base de visitantes. 

Em geral, clientes procuram no Google por produtos ou serviços em sua cidade ou região, quando precisam no exato momento. E eles não vão à toa: o Google é o mecanismo de busca mais usado pelos brasileiros – ele concentra 99% de todo o tráfego de pesquisas no país, segundo dados da plataforma SimilarWeb. Quase nada, né?

A vantagem do Google Meu Negócio é poder oferecer informações de funcionamento da sua empresa, como horários e dias abertos, endereço, telefone, fotos do ambiente ou produtos, e outros dados relevantes. Sua empresa também estará automaticamente no Google Maps, um dos maiores serviços de localização online. Assim, você convidará potenciais consumidores a entrarem e conhecerem seu negócio de maneira simples e rápida!

Outra vantagem do serviço do Google é fornecer o serviço de avaliações e comentários sobre a sua empresa. Clientes satisfeitos com seu serviço podem fornecer feedbacks positivos e ajudar a construir um sentimento e imagem de compromisso da sua marca com o público. Isso acaba atraindo ainda mais visitantes, que certamente podem ser convertidos em cliques e vendas.

Além de facilitar a interação com o cliente, a plataforma oferece a vantagem ao empresário de entender como seu público está acessando e descobrindo seu negócio. A ferramenta fornece insights exclusivos, como termos de busca mais usados pelos consumidores, localização e perfil dos visitantes. Compreender como eles te encontram ajuda a traçar estratégias de marketing e aumentar os cliques!

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é muito simples – mas, primeiro, você precisa verificar se sua empresa já está criada e se aparece no Google.

Em alguns casos, a sua empresa pode ter sido criada automaticamente e você deverá reivindicar a autoria. Se seu negócio ainda não está disponível no Google e nem nos mapas, será necessário criar o seu próprio perfil.

Após entrar no Google Meu Negócio ou clicar em reivindicar a autoria da empresa, é preciso fazer o login em uma Conta Google e clicar em “Gerenciar sua Empresa”.

Em seguida, você vai incluir as informações como nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado. Após, é preciso confirmar que você tem a autorização para gerenciar a empresa e o local do seu negócio, a partir do envio de um código especial do Google. Pode ser por telefone, SMS ou e-mail. 

Depois de receber e inserir o código, você será autorizado pelo Google a continuar com as mudanças no Perfil da Empresa, através de um painel de controle. Assim que estiver tudo pronto, clique em salvar. 

Pode demorar alguns minutos ou horas até que tudo fique visível para o público, já que o Google precisa revisar e autorizar a inclusão das informações! Portanto, tenha paciência – os resultados serão ótimos para o seu negócio!

Colocando meu negócio no Google

“Coloquei meu negócio no Google. E agora?” 

Inserir as informações básicas de contato sobre sua empresa é apenas o primeiro passo para que novos clientes possam te descobrir e aumentar seu faturamento. 

O Google Meu Negócio fornece um feed exclusivo de publicações, para que você atualize seguidores e potenciais clientes sobre as novidades e produtos que sua empresa oferece. Investir em marketing digital é uma ótima estratégia para se diferenciar da concorrência!

Utilize imagens e vídeos criativos para convidar potenciais consumidores a conhecerem seus serviços, assim como em redes sociais. Os resultados podem ser animadores!

Uma outra dica para seguir bombando no Google é interagir com os clientes, ouvindo e respondendo às avaliações e comentários que eles publicam. Convide seus consumidores atuais a avaliarem seus serviços positivamente: isso também pode ajudar a atrair novos públicos e solucionar problemas dentro do seu negócio.

Como usar o tráfego pago para negócios locais?

Além das avaliações e publicações orgânicas, o tráfego pago para negócios locais pode ser uma boa alternativa para conquistar novos clientes. Estar sempre no topo das buscas ajuda na conversão de visitantes em leads e vendas!

Como mencionamos acima, o Google Meu Negócio fornece insights exclusivos sobre como o público descobre seu negócio e quais atitudes ele toma (fazer ligações, pedir endereço ou entrar no seu website). 

A partir desses dados (principalmente, termos de pesquisa), é possível traçar estratégias de marketing eficientes, que visem ranquear melhor a sua empresa nos resultados. Se uma pessoa buscar por “pizzaria em ribeirão preto” e sua empresa estiver no topo das buscas, a chance de transformá-la em um cliente é maior!

O investimento em tráfego pago, como em anúncios no topo da lista de buscas a partir do Google Ads, é uma solução eficiente e acessível para negócios que desejam maior visibilidade e aumento de faturamento.

Agora que você entendeu a necessidade de colocar seu negócio no Google, que tal começar a colocar em prática? Com 12 anos de experiência no mercado e cases de sucesso, a Martinez Comunicação tem um time de analistas preparados para inserir sua empresa no Google Meu Negócio e fazê-la multiplicar resultados. Entre em contato conosco!

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