Estratégia de marketing digital consolidada entre empresas, investimentos em tráfego pago podem ajudar seu negócio a garantir maior destaque. Saiba mais!
O tráfego pago tem sido procurado por cada vez mais empresários que desejam obter maior visibilidade para seus negócios. Estratégias de SEO e inbound marketing podem ajudar futuramente na descoberta e fidelização de clientes, mas o investimento em mídias pagas é a chave para tornar sua marca conhecida pelo público em pouco tempo.
Muitos empresários se assustam no começo, porque não conseguem conceber a ideia de usar as mídias pagas para fazer publicidade de seus negócios, ou mesmo analisar se os investimentos estão obtendo o retorno esperado.
Mas são justamente os negócios em fase de consolidação e marcas que desejam mais leads ou visitas os que mais apostam nos anúncios online – principalmente aqueles que só trabalham de forma digital!
A seguir, você entenderá como funciona essa estratégia de marketing, quais os principais tipos e como usá-la a favor do seu negócio!
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é quando visitantes chegam até um site ou um perfil nas redes sociais por meio de anúncios, também chamados de mídia paga. Todo fluxo de visitantes recebido pela sua plataforma é tráfego, seja ele através de mecanismos de busca, de redes sociais ou de toda a internet.
Portanto, a estratégia consiste em investir em plataformas e sites de anúncios pagos com o objetivo de atrair usuários para a sua plataforma. Basicamente, seu negócio estará em diferentes locais e atingirá públicos diversos.
Se os visitantes não chegam à sua página ou plataforma, como afinal eles vão te descobrir? Segundo pesquisa da empresa especializada MOZ, publicada no portal Terra, cerca de 71% das pesquisas resultam em cliques em links de primeira página, e apenas 5% em links de segunda e terceira página. Só aí, dá pra entender a importância de colocar a sua plataforma ou página sempre no topo!
Por isso, para atrair mais cliques, os investimentos em campanhas direcionadas (através de palavras-chave e segmentos) podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio e converter visitantes em leads e, posteriormente, em clientes.
Como funciona o tráfego pago?
Como dissemos acima, os investimentos em anúncios pagos precisam ser bem planejados na etapa de segmentação, já que é necessário entender qual o público-alvo da sua empresa e da campanha, para poder definir como atingi-lo. Aspectos como idade, gênero, localização, interesses e tempo de atividade são cruciais para planejar bem uma campanha paga.
O alcance do tráfego pago será definido não só pela segmentação, mas pelo percentual de investimento financeiro. Não é necessário ter muitos recursos para começar a anunciar, mas as campanhas aparecerão em mais lugares (mecanismos de busca, redes sociais, blogs e páginas), em diferentes destaques, quando se investe em diferentes plataformas – Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads, Linkedin Ads, Taboola, entre outros.
Dentre os principais tipos, estão o Custo por Clique (CPC), em que a cobrança é feita a cada clique que o seu anúncio recebe, priorizando a conversão dos visitantes em leads e clientes. No caso do Custo por Mil Impressões (CPM), se deseja impactar o maior número de pessoas, ainda que não se transformem em cliques – com o objetivo de obter maior visibilidade para o negócio.
Ambos tipos são importantes e, por isso, é necessário muito planejamento antes de começar a investir em mídias pagas para escolher a que melhor reflete os anseios do seu negócio.
O que é tráfego pago no Instagram?
O tráfego pago no Instagram é uma estratégia de marketing digital que você pode aplicar nas suas postagens e no seu perfil do Instagram, com o objetivo de atrair ainda mais visitantes e convertê-los em leads. Sendo uma das redes sociais de maior sucesso, o Instagram não pode ficar de fora do seu planejamento de investimentos em mídia paga!
O Instagram Ads, plataforma de criação e planejamento de anúncios dentro do aplicativo, ajuda você a obter maior visibilidade através de um plano de metas. São elas: atrair mais visitas, mais acessos ao seu site ou aumentar a interação por mensagens.
A partir da definição de quais metas você deseja alcançar com os anúncios do Instagram, é possível direcionar idade, gênero e localidade do público a ser atingido.
Não se esqueça: antes de sair anunciando, é importante conhecer bem o público-alvo do seu negócio e adaptar a linguagem do seu anúncio e publicações orgânicas para a linguagem do Instagram! Se não, você pode acabar atingindo as pessoas erradas, e os investimentos não sairão conforme esperado.
O Instagram oferece inúmeras possibilidades de visualizar o seu anúncio da melhor maneira (carrossel, feed, stories, entre outros), além de possibilitar testes com públicos diferentes (A/B) e a mensuração de resultados em tempo real. Um ótimo espaço para impulsionar suas vendas!
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Basicamente, tráfego pago é o fluxo de visitantes que descobre ou converte para seu negócio a partir de anúncios pagos. Já o tráfego orgânico é aquele em que os acessos de visitantes à sua plataforma são espontâneos, gratuitos, sem necessidade de investimentos financeiros.
Enquanto as campanhas de anúncios pagos retornam resultados rápidos, já que projetam sua marca nos principais mecanismos de busca, sites e redes sociais, o tráfego orgânico pode demorar um pouco mais para trazer visibilidade ao seu negócio. Por isso, muitos empreendedores apostam nas mídias pagas para impulsionar vendas.
O ideal é conciliar ambas as estratégias, com o objetivo de melhorar sempre a visibilidade do seu negócio.
O tráfego orgânico pode ser criado a partir de conteúdos que engajem os visitantes e convertam em potenciais clientes, como SEO, inbound marketing, publicações criativas, entre outras. Já o tráfego pago pode ser frequente ou esporádico, novamente dependendo do investimento financeiro a ser aplicado.
O que faz um gestor de tráfego pago?
O gestor de tráfego pago é responsável por organizar atividades, demandas e serviços oferecidos por uma agência de publicidade para um cliente. Basicamente, o gestor de tráfego pago é o ‘maestro’ da orquestra (que pode ser pensada como a sua campanha de anúncios pagos).
Ele vai usar e coordenar ferramentas em redes sociais e gestão de tráfego pago, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads para impulsionar as vendas do seu negócio, para que sua campanha funcione como planejado e seja executada da melhor maneira possível.
O gestor de tráfego pago será responsável por distribuir a verba dos investimentos em anúncios pagos nas melhores plataformas e comprar os cliques para seus anúncios, além de monitorar os resultados das campanhas para entender quais plataformas podem ser mantidas ou trocadas.
Com 12 anos de experiência no mercado, a Martinez Comunicação conta com um time de especialistas preparado para executar e planejar ações de tráfego pago, converter visitantes em leads e impulsionar sua marca ou negócio. Entre em contato conosco!