Martinez Comunicação

O que é branding? Como um bom posicionamento de marca pode beneficiar sua empresa

Negócios iniciantes e experientes apostam em boas estratégias de gestão de marcas para obter sucesso no mercado

O branding é peça fundamental para empresários que querem projetar a inserção de um negócio no mercado ou ampliar os resultados. Empresas de sucesso apostam em boas estratégias de gestão e promoção de marcas para que o público sempre tenha lembranças positivas. 

Da ideia de negócio à inauguração, empreender do zero é sempre uma aventura para os novos comerciantes. Acrescente-se a isso criar conexões sólidas e fortes entre público e marcas, uma tarefa complicada para muitas empresas. 

Mas com a criação de logotipos, identidades visuais, e slogans unificados, é possível fazer com que os consumidores se identifiquem com os valores e discursos da empresa, além dos próprios produtos. Conheça mais sobre esta prática a seguir!

O que é branding?

Branding, ou Brand Management, é uma estratégia de gestão da marca de um negócio, com o objetivo de torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. Com o avanço das redes sociais, apostar na gestão de marca é uma estratégia positiva frente ao aumento de concorrência pela audiência do seu consumidor. 

Com uma marca forte e atuante, é possível despertar sensações nos consumidores e criar vínculos especiais, inclusive emocionais e afetivos. Além de aumentar a confiança no público, um bom posicionamento de marca ajuda uma empresa a continuar sempre relevante e presente entre os consumidores.

O reforço das boas práticas e valores atrelados ao seu negócio também influenciam na escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra. Uma marca bem posicionada no mercado deixa claro quais são seus propósitos, bem como o público que se deseja atingir.

Como fazer campanhas de branding?

Quando se planeja uma campanha de branding de qualidade, é preciso pensar em todos os pontos de contato de uma marca: que públicos ela deseja atingir e que serviços ela pretende oferecer. Não é apenas planejar ou executar uma identidade visual moderna e arrojada, mas sim um conjunto de experiências que facilitem a vida dos potenciais consumidores.

De acordo com pesquisa da consultoria Bain and Company, publicada na Revista EXAME, cerca de 80% das marcas acreditam que estão oferecendo uma “experiência superior” a seus clientes. Mas, para os próprios consumidores, apenas 8% das empresas possuem valores e propostas diferenciadas. Que situação!

As campanhas de branding, quando bem executadas, podem não apenas identificar carências de mercado para as empresas iniciantes ou já experientes, mas também fornecer insights únicos sobre o que os desejos reais dos clientes. Os consumidores, por sua vez, estão sempre atentos às novidades e propósitos de uma empresa – por isso, é sempre bom estar em linha com o que o mercado oferece e em contato com o público.

Pense no branding como uma semente que você planta, rega todos os dias e colhe os frutos no futuro. É assim com a sua marca: com a criação de campanhas e identidades únicas, atrelados a ideais diferenciados, é possível aproximar e criar conexões únicas entre marcas e clientes. 

Quando fazer um rebranding?

O Rebranding nada mais é do que um reposicionamento da sua marca no mercado; é quando se reavaliam todos os elementos de branding utilizados até o momento por uma empresa. O objetivo é simples: manter o negócio sempre presente e atrativo no mercado.

As relações entre negócios e clientes em busca de serviços e produtos estão em constante mudança. Por isso, as empresas procuram estratégias de rebranding quando há necessidade de entender que pontos podem ser melhorados no contato com o público, ou mesmo mudar focos de atuação no mercado. 

A partir de campanhas de rebranding, é possível modernizar a marca e criar expectativa no público pelas novidades a serem anunciadas. Com uma nova marca, uma empresa pode resgatar valores por vezes esquecidos, e reafirmar conexões e compromissos junto aos clientes.

Com 12 anos de experiência no mercado, a Martinez Comunicação está preparada para executar branding e estratégias de posicionamento de marca com qualidade para seu negócio. Quer saber como multiplicar os resultados da sua empresa? Entre em contato conosco!

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