Martinez Comunicação

Como um Web Design de qualidade no desenvolvimento de sites é importante para o marketing digital da sua empresa?

Web Design

Sites bem planejados e desenhados especialmente para acolher bem os visitantes podem convertê-los em clientes. Descubra a seguir!

Na era das redes sociais e da presença online, cada vez mais marcas apostam em um web design de qualidade em seus sites para atrair novos visitantes. Ele é peça fundamental para empresas que concentram suas vendas através de plataformas digitais, inclusive o e-commerce. 

As transformações impostas pelas novas tecnologias web exigiram e continuam a exigir com que muitos empresários pensem em conteúdos novos para que públicos diferenciados descubram seus serviços ou produtos. 

Com bons conteúdos e um site visualmente atraente e funcional para seus visitantes, estes se sentirão engajados a entender melhor o que sua marca ou empresa tem a oferecer. Por isso, investir em um bom planejamento e desenho do seu site ou plataforma é investir em acolher e entender as necessidades dos clientes! Saiba mais no artigo a seguir.

O que é web design?

Web Design é a área do design gráfico ligada ao planejamento de páginas online e criação de sites. Ela corresponde a todo o conjunto de programações de linguagem e visuais utilizadas para estilizar e colocar seu site no ar conforme planejado junto ao cliente, no caso das empresas. 

Para programar e tornar seu site funcional e responsivo para diferentes pontos de acesso (computadores, celulares, tablets, etc), os web designers utilizam de programação em HTML. É uma linguagem composta por marcações (tags), que serão interpretadas e traduzidas pelos navegadores (como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e outros). 

Daí, a importância de todos os códigos estarem bem escritos e alinhados – uma marcação errada e tudo pode parar de funcionar como previsto!

Para evitar que os sites e plataformas fiquem com aparência de antigos, básicos ou desatualizados, os Web Designers aplicam o estilo visual e conteúdo a partir do CSS, que personaliza elementos escritos em HTML. No CSS, podem ser definidas cores, fontes, espaçamento e outros aspectos.

A construção de site pode ser simples e rápida, quando feita a partir de plataformas com templates (projetos visuais prontos para estilização), como o WordPress, que pode ser personalizado a partir das demandas dos clientes. 

Em outros casos, quando é necessária a aplicação de conteúdos mais complexos, os Web Designers utilizam de programas especializados em construção de sites, como o Adobe Dreamweaver, que exige maior conhecimento de códigos HTML, CSS e outras linguagens.

O que um web designer faz?

Os Web Designers são responsáveis por planejar e executar todos os conteúdos que seu site ou plataforma precisam para deixá-los visualmente atrativos e colocá-los no ar. Os designers trabalham na construção dos sites a partir das demandas dos clientes por conteúdos específicos, com referências em outros sites, de modo a construir a melhor plataforma possível.

Além de desenhar e planejar as plataformas, os web designers também têm um papel importante na orientação de conteúdos a serem produzidos para os sites.

Por serem responsáveis por acompanhar as métricas de audiência, os designers entendem quais são os anseios do público e o que pode ser melhorado para converter visitantes em cada vez mais clientes e vendas.

Não confie seu site nas mãos de um web designer inexperiente ou que não tenha todo o conhecimento em linguagens de programação e análise de métricas. Seus investimentos no site podem não obter o retorno desejado!

Qual a importância do web design?

O web design é fundamental para que sites bem construídos visualmente e que estejam otimizados tanto para versões web e mobile recebam cada vez mais visitantes. 

O objetivo principal das estratégias de planejamento de sites é oferecer uma experiência única ao usuário, de modo que ele se sinta engajado pelos conteúdos e, até mesmo, conhecer e comprar os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa. Ele define a primeira impressão do visitante sobre a sua empresa!

Caso o site apresente algum problema ou deficiência técnica, o usuário pode se sentir retraído e não conseguir encontrar as informações que precisava. Fale a verdade: um site com aparência antiga, problemas com visualização em celulares, e até mesmo com poucos conteúdos atrativos, não dá para seguir navegando!

A empresa Hostgator, uma das maiores no setor de hospedagem de sites em todo o mundo, preparou uma lista com dicas para um design de qualidade para sua plataforma, de modo a deixá-lo mais atrativo. Não deixe de conferir!

Quais são os principais elementos do web design?

Dentre os principais elementos do web design, está a responsividade. Em um Brasil com mais smartphones do que habitantes, é importante garantir que seu site esteja otimizado e preparado para ser acessado de diferentes dispositivos, como celulares e computadores, oferecendo sempre a mesma experiência para todos. 

Em relação aos textos, a escaneabilidade textual e a tipografia também são elementos fundamentais para captar a atenção dos visitantes. Textos muito longos, sem intervalos entre blocos, e com tipografias diferentes podem ser visualmente difíceis de compreender. Atenção redobrada: estes são conteúdos que precisam engajar, e não afastar potenciais leitores. 

Por fim, outro elemento importante para captar cada vez mais visitantes é a velocidade de carregamento do seu site. É preciso investir em programações e visuais que carreguem rapidamente; mais de 2 segundos, segundo o Google, pode prejudicar a experiência do usuário e criar más impressões.

Além de construir uma interface amigável, o planejamento de sites agrega valores às marcas e aumenta a confiança entre visitantes sobre sua empresa ou negócio. Assim, é possível converter os usuários do seu site em potenciais clientes!

A Martinez Comunicação é capacitada para fazer planejamento e construção de sites com web design de qualidade, e conta com web designers prontos para atender demandas e impulsionar sua marca ou negócio. Entre em contato conosco!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

POSTS RECENTES