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Marketing para restaurantes: dicas práticas para captar novos clientes e impulsionar seu negócio na Internet

marketing para restaurantes

Marcar presença nas redes sociais, mecanismos de busca e sites é a melhor forma de atrair novos consumidores para seu restaurante e crescer. Descubra mais no artigo!

Se seu restaurante precisa atrair novos clientes e fazer frente à concorrência que não para de inovar, o marketing para restaurantes é uma ferramenta estratégica e importante para ajudar o seu negócio a obter maior visibilidade.

Estar presente nas redes sociais e mecanismos de busca, como o Google, é importante para que potenciais consumidores descubram que seu restaurante existe e oferece diferenciais. Quem não é visto, não é lembrado! 

Investir na divulgação de seus produtos, pratos ou serviços é peça-chave para se destacar frente a outros restaurantes, mas requer todo um planejamento especial de marketing e posicionamento de marca, de modo a atrair e fidelizar clientes novos e antigos. 

Está precisando de uma repaginada no seu restaurante? Leia a seguir algumas dicas práticas de marketing que podem ajudar seu negócio!

Como fazer um bom marketing digital para restaurantes

Como dissemos acima, aplicar um marketing digital para restaurantes com muita qualidade é importante para evitar que seu negócio fique para trás na era digital. É preciso marcar presença em diferentes plataformas, como redes sociais e mecanismos de busca, de modo a atrair visitantes.

Muitos empresários não prestam atenção a essa necessidade, mas hoje muitos clientes procuram conhecer os restaurantes através dos cardápios virtuais e das ‘vitrines’ de pratos e produtos que oferecem nas redes! A primeira impressão que seu cliente terá sobre a apresentação do seu negócio pode influenciar no poder de decisão sobre compras no seu restaurante. 

Utilizar fotos e vídeos profissionais e criativas para apresentar seus pratos (o que, certamente, já vai abrir o apetite de muitos clientes), além de divulgar novidades e diferenciais do seu restaurante, pode ajudar seu negócio a se consolidar frente à concorrência.

Quando bem aplicado, o marketing para restaurantes garante que sua mensagem chegará bem saborosa aos visitantes das suas redes ou plataformas e você possua mais chances de convertê-los em clientes, aumentando suas vendas. A médio prazo, sua marca ganhará mais espaço no mercado, sendo mais aceito pelo público, aumentando sua lucratividade e faturamento.

Criando um plano de marketing para restaurantes

Agora que você entendeu a importância de ter estratégias de divulgação do seu negócio, é hora de criar um bom plano de marketing para restaurantes antes de começar a colocar ações em prática.

Primeiramente, é preciso analisar o mercado em que seu restaurante está inserido, descobrindo os pontos fortes e fracos do seu negócio e dos concorrentes. Desta maneira, você vai entender quais aspectos podem ser melhorado e encontrar diferenciais que destaquem sua empresa em relação às outras.

Conhecer o perfil dos seus clientes também é importante para compreender quais são os anseios e maiores demandas, com o objetivo de sanar problemas e agregar valores aos seus produtos. Manter um contato direto com o seu consumidor, através de canais de relacionamento e feedbacks é importante para atingi-los da maneira mais adequada possível.

A partir daí, é possível construir campanhas especiais que promovam o seu restaurante, sejam elas orgânicas (espontâneas) ou pagas (anúncios em redes sociais e mecanismos de busca). É necessário fazer publicações frequentes, apresentando os pratos, novidades e dia a dia do seu restaurante. Um feed bem atualizado tem mais chances de engajar clientes e aumentar vendas!

Quer ler mais sobre o assunto? A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios preparou uma lista com 9 formas de fazer um bom marketing do seu restaurante. Confira no link!

Usando o inbound marketing para restaurantes

Usar o inbound marketing para restaurantes pode ser uma boa saída para divulgar as novidades e diferenciais do seu negócio para uma ampla base de interessados e clientes. É uma ótima forma de divulgação orgânica de autopromoção para restaurantes a médio e longo prazo!

Primeiro, é necessário ter um site ou plataforma que esteja pronto para comportar os serviços e produtos do seu restaurante. Nessas horas, o web design do seu site deve ser visualmente elegante e responsivo, de modo a aumentar o tempo de permanência dos visitantes.

Com uma plataforma pronta, é preciso convidar os visitantes a se cadastrarem para receber as novidades do restaurante via e-mail. Oferecer atrativos, como cupons de desconto ou promoções, é uma boa maneira de ganhar a atenção do visitante e possivelmente convertê-lo em cliente.

A partir dos registros, dá para entender qual é o perfil do público cadastrado e as maiores necessidades desses potenciais clientes. São dados que valem ouro! Com os e-mails em mãos, envie mensagens que também sejam visualmente atraentes e promovam as novidades e diferenciais do restaurante. 

Assim funciona o inbound marketing: envios com boa frequência, com bons conteúdos, para engajar uma boa quantidade de clientes e converter cliques em vendas!

Ideias de marketing para restaurantes

Algumas ideias de marketing para restaurantes podem ajudar seu negócio a ser bem promovido, conquistar novos clientes e ampliar vendas.

A primeira e mais importante delas é estabelecer diferentes canais de divulgação, como Facebook, Instagram, WhatsApp Business e Google Meu Negócio. Mas, atenção: cada plataforma tem suas especificidades!

Enquanto o Google ajuda na descoberta por parte de potenciais clientes, o Facebook e o Instagram podem ser muito utilizados para divulgar os serviços que você oferece. Já o WhatsApp Business é uma importante ferramenta para criar contato com seu cliente e concluir vendas ou pedidos.

Estabelecer promoções especiais em datas comemorativas, fornecer ocasionalmente cupons de desconto e criar campanhas com seus pratos (combos promocionais, por exemplo) também são ótimas formas de manter os clientes engajados e ativamente comprando em seu restaurante.

Por fim, é preciso manter um relacionamento direto com o consumidor. Seja transparente e rápido: os clientes esperam que seus problemas e anseios sejam solucionados da melhor maneira possível. Isso ajuda a resolver deficiências internas do processo de produção e reforça seu compromisso com os clientes em melhorar os serviços!

Com 12 anos de experiência no mercado e cases de sucesso, a Martinez Comunicação tem uma equipe preparada para conduzir marketing para restaurantes com qualidade. Quer saber como multiplicar seus resultados? Entre em contato conosco!

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