Você sabia que a rede social que você acessa diariamente – várias vezes ao dia – é uma poderosa ferramenta para gerar vendas para sua empresa? Sim, é isso mesmo! O Instagram possui uma aba específica para comércio (vendas online), que você pode – e deve – usar sem problema algum.
Mas calma, não precisa se culpar por não ter percebido/pensado nisso antes, pois ainda dá tempo de fazer seus negócios decolarem por lá. E fica aqui conosco que iremos te ensinar TUDO que você precisa fazer para começar HOJE a trabalhar com o IG Shopping!
Para te convencer entrar nesse “novo” comércio, já te adianto: os seus posts/produtos aparecerão até para quem não te segue, sendo uma ótima maneira de impulsionar e engajar sua conta no Instagram, ok?
Confira o exemplo do IG Shopping da Vilu Brinquedos – cliente Martinez Comunicação – de como é a experiência do usuário que navega no aplicativo:
E agora, vou responder a pergunta que não quer calar “como inserir minha loja no Ig Shopping?” Então vamos lá:
1 – Confirme a sua qualificação
– ter um site ou loja online
– ter um produto qualificado e estar condizente com os protocolos da plataforma: acordo de vendedor e as políticas comerciais
– ter um domínio de site – para poder linkar nos produtos –
2 – Migre para o perfil comercial no Instagram
Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:
– acesse as configurações do seu perfil no Instagram e toque em CONTA – MUDAR PARA CONTA COMERCIAL
– Depois, escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
– Escolha as opções de exibição do perfil.
3 – Conecte seu Instagram ao Facebook
– Para te ajudar, o Instagram oferece o material explicativo: vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.
– Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e selecione EDITAR PERFIL – INFORMAÇÕES COMERCIAIS PÚBLICAS – PÁGINA e escolha o Facebook
– Caso você não tenha uma página no Facebook, será necessário criar uma
4 – Carregue o seu catálogo de produtos
Para o IG Shopping, é necessário um catálogo de produtos e há duas maneiras de fazer isso, confira os dois links explicativos:
– Plataformas de e-commerce parcerias
5 – Faça a análise da conta
Depois de ativar seu catálogo, sua conta precisará passar pela análise: enviar sua conta para análise
– Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas, selecione CONFIGURAÇÕES
– Cadastre-se para o recurso COMPRAS
– Siga as etapas para enviar sua conta para análise; e sempre que desejar ver o status, acesse COMPRAS, localizado em CONFIGURAÇÕES
6 – Habilite o modo compras no perfil do Instagram
Agora que já passou pela análise, você precisa ativar sua conta.
– Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas; selecione CONFIGURAÇÕES – EMPRESAS – COMPRAS – CATÁLOGO DE PRODUTOS – CONCLUIR
7 – Marque os produtos para divulgar no Instagram
Agora, o último passo: faça posts e marque os produtos que estão no seu catálogo:
– posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
– posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de Stickers.
Se você chegou até aqui, tenho certeza que vai correr mergulhar nesse mundo meio comercial, meio social, né?
E se você tiver dúvidas, pode entrar em contato com a equipe Martinez, que te ajudamos!