Martinez Comunicação

Como conseguir mídia espontânea para sua empresa

Sabe quando você vê empresas sendo foco de reportagens em jornais? E quando vídeos de marcas viralizam? Isso é chamado mídia espontânea. Como o próprio termo já diz, não é preciso investimento para acontecer, é feito espontaneamente, sem combinado, como uma “recompensa” por um bom trabalho.

Sendo assim, podemos dizer que a mídia paga é o contrário da mídia espontânea, entende? Mas aí, fica a dúvida de todos os empresários e gestores de Marketing: como conseguir que pessoas divulguem minha marca sem pagar? E para te ajudar, daremos dicas para atingir a tão requerida mídia espontânea. Mas não se esqueça de que tudo é um processo, ok?

Os jornais, por exemplo, são grandes meios de divulgação de marca, e para gerar uma boa matéria, procuram conteúdos relevantes que possuem potencial para agregar valores, conhecimento e informação. Então, a dica é realizar ações importantes para a sociedade. O restaurante Natsumi, cliente da Martinez Comunicação, é um exemplo disso, no qual lançou uma campanha de conscientização da vacina contra a covid-19, onde apresentando sua carteira de vacinação, ganharia 15% de desconto no rodízio. E com uma boa repercussão, foi destaque no Jornal Nacional. (link)

Mas calma, não se apegue somente à mídia em jornais e veículos grandes, ok? A internet, por exemplo, traz resultados incríveis para seu negócio. Tente fazer postagens que possam ser compartilhadas por estarem de acordo com algum meme atual, algo engraçado ou chamativo que as pessoas tenham vontade de compartilhar com outras, não somente pelo produto/serviço, mas por achar tão interessante a ponto de quererem mostrar para amigos e familiares, veja exemplos:

E claro, a qualidade de seu produto/serviço traz inúmeros benefícios para sua empresa, entre eles, a mídia espontânea. Quando gostamos de algo, costumamos recomendar para outras pessoas, isso também é considerado um pilar da espontaneidade. E tem mais: assim como a divulgação “boca a boca”, as pessoas influentes nas redes sociais têm o costume de divulgar e “pedir” parceria publicamente para empresas nas quais se identificam, e foi assim que aconteceu a parceria da Anitta com a Skol.

Resumidamente, a mídia espontânea é importante para sua credibilidade, coerência, relacionamento e ainda mais, visibilidade. Quando todos os aspectos da empresa estão alinhados com valores e qualidade, a espontaneidade acontece.

Então fica a dica: se você deseja diminuir os gastos com publicidade, aposte na qualidade e criatividade!

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