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Saiba que tipo de conteúdo produzir para cada etapa do funil de vendas

É hora de encantar os clientes com todo o melhor que sua empresa pode oferecer em serviços e produtos. Produza conteúdos que convertam clientes; saiba mais!

O funil de vendas é uma metáfora utilizada para se referir ao processo comercial pelos quais os clientes de uma empresa passam, da descoberta dos seus produtos até a decisão de compra deles. E, para fazer com que esse ciclo resulte em cada vez mais vendas, é preciso saber que tipo de conteúdo produzir para cada etapa do funil de de vendas!

A ideia de produzir conteúdos para o funil de vendas tem sido cada vez mais adotada por estrategistas de marketing e empresas para converter visitantes em leads, e leads em vendas. Mas, é sempre bom se destacar da concorrência quando o assunto é conteúdo!

Se você precisa aumentar suas vendas e multiplicar seus resultados, pensar em conteúdos para cada etapa do funil de vendas é importante para seu negócio – seja para redes sociais, sites e outras plataformas. Entenda mais sobre que tipo de conteúdo produzir para cada etapa do funil de de vendas a seguir!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um processo pelo qual todos os clientes de uma empresa passam, de quando descobrem um problema até a compra de produtos ou serviços. 

No meio do caminho, muitos visitantes deixam de seguir no funil de vendas (ou seja, saem da sua atenção) e não chegam nem a concretizar a compra; os motivos são variados – desinteresse, falta de recursos, desconfiança sobre os produtos, entre outros.

Para as empresas e seus times de vendedores, é importante estarem atentos a todo esse processo comercial: para seguirem com muitos visitantes, leads e clientes, é necessário criar conteúdos especiais que engajem esse público.

A Revista Exame e a RD Station publicaram uma lista com 10 estratégias e dicas de marketing para alavancar seus resultados dentro do funil de vendas. Confira no link!

Como produzir conteúdo para o topo de funil?

O conteúdo de topo de funil (ou seja, das etapas de aprendizado e descoberta), deve ser direcionado para a atração do cliente. O foco, nessa primeira fase, é fazer com que o visitante entenda a existência de problemas, e o que são exatamente esses problemas.

Muito provavelmente, o cliente acabou de conhecer a sua empresa através de mecanismos de busca (como Google e Bing) ou redes sociais. Apesar disso, ele ainda não está interessado totalmente em comprar algum serviço!

Na etapa do topo de funil, alguns dos conteúdos mais interessantes a serem produzidos pela sua empresa para captar a atenção dos visitantes são vídeos, conferências online e blog posts (ou textos em blogs). 

A ideia é abordar guias, listas e tutoriais para o problema – geralmente curtos, com a intenção de fazer os visitantes aprenderem sobre determinado assunto. Na sequência, buscarão mais conhecimento sobre o problema, de modo a resolvê-lo. Se o conteúdo for bom, logo em seguida, os visitantes considerarão seu produto ou serviço (meio de funil).

Quais são os conteúdos para o meio de funil?

Os conteúdos para o meio de funil (ou seja, das etapas de reconhecimento e consideração), devem ser direcionados para um aprendizado mais profundo do cliente sobre um problema. Vale lembrar que ele já detectou ou descobriu um problema – agora, pretende resolvê-lo.

Nesta etapa, os visitantes já deixam de ser ‘desconhecidos’ e passam a ser leads, ou seja, pessoas que estão dispostas a fornecer seus dados pessoais (como nome completo, telefone e e-mail) para receberem conteúdos específicos sobre o problema a ser solucionado.

Como o próprio nome diz, o meio de funil ‘encolhe’ e vai afunilando os visitantes – nesta e na próxima etapa, muitos consideram desistir dos seus produtos ou serviços. É preciso produzir conteúdos que ofereçam soluções reais para os problemas dos clientes.

Dentre os principais conteúdos para o meio de funil, estão novamente os blog posts (desta vez, com mais informações e textos voltados diretamente aos problemas em específico), os podcasts, e-books e infográficos. O objetivo, neste momento, é engajar o cliente em busca de mais conhecimento para que ele escolha os produtos e serviços da sua empresa (fundo de funil).

Como criar conteúdo para o fundo de funil?

O conteúdo para o fundo de funil (ou seja, a etapa de decisão) deve ser adequado para que os leads conquistados sejam convertidos em vendas. A abordagem deve ser diferenciada, com o objetivo de explicar ao potencial consumidor que seu produto ou serviço é a melhor solução para o problema que ele já reconheceu e pesquisou sobre.

Os principais conteúdos para o fundo de funil estão os catálogos de produtos e avaliações gratuitas, para que os potenciais clientes conheçam e experimentem seus serviços. Além disso, é possível oferecer cupons de desconto, promoções e ofertas especiais para aproximá-los das compras. As empresas também devem oferecer formas de contato bem claras (como botões de ação, os CTAs, de ligação, mensagem, formulários e outros).

Já nesta etapa, ficam poucas pessoas interessadas em comprar seus serviços; por isso, o atendimento personalizado para solução de dúvidas é um diferencial para sua empresa! Seu time de vendedores deve estar atento às demandas do cliente e respondê-las com rapidez e agilidade, de modo a garantir a melhor experiência a eles de ponta a ponta!

Agora que entendeu como criar conteúdos para o funil de vendas, que tal aplicar na prática? A Martinez Comunicação, agência com 12 anos de atuação no mercado, está preparada para produzir um marketing de conteúdo de qualidade para seu negócio! Quer saber como multiplicar seus resultados? Entre em contato conosco!

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