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Por que desenvolver conteúdo para o seu site?

Postado por Martinez Comunicação  |  29/09/2020

Hoje em dia, investir em Marketing de Conteúdo é uma das grandes maneiras de diferenciar o seu negócio e trazer excelentes resultados a longo prazo.

Na verdade, hoje, é quase que obrigatório que todas as empresas produzam conteúdo de valor, tanto nas redes sociais, como em blogs. Afinal, manter as mídias sociais e os sites apenas com conteúdo institucional, é uma postura extremamente ultrapassada. Se você ainda os mantêm assim, saiba que está perdendo grandes oportunidades de crescimento para a sua empresa.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância da produção de conteúdo em sites e como ela pode alavancar o seu negócio. Confira!

 

1. Te posiciona melhor no Google

Você já ouviu falar em SEO? São estratégias que aplicamos nos sites que ajudam a posicioná-lo melhor no Google. A principal estratégia de SEO, capaz de melhorar a visibilidade do site, é a produção de conteúdo!

Quando nós produzimos um conteúdo de valor em nosso site, isto é, um conteúdo que tira dúvidas e vai ao encontro dos desejos do público, o Google entende que aquele texto é relevante e o entrega melhor para os usuários, colocando-o em uma boa posição no mecanismo de busca.

Dessa forma, quanto mais completo for o seu texto e quanto mais valor ele tiver, ou seja, quanto mais ajudar as pessoas, mais as chances dele ganhar “pontos” com o SEO e ser bem rankiado no Google, aumentando, consequentemente o número de visitantes.

 

2. Gera autoridade para a sua empresa

Qual empresa gostaria de ganhar autoridade no mercado? De ser vista como referência para os clientes e de se destacar na frente da concorrência? Todas, né? E a produção de conteúdo também te ajuda nisso.

Quando você cria um blog e escreve textos que ajudam a sua audiência, aos poucos, você começa a ser visto como referência para as pessoas. Pode ser que a maioria do público nem conheça sua empresa ainda, mas quando veem textos de valor no site, percebem que você domina determinado assunto e passam a confiar mais na sua marca, aumentando as chances até de se tornarem clientes.

Sem contar que, ao produzir conteúdo, o site aumenta – e muito – o número de tráfego. Pense bem: se você coloca apenas informações da sua empresa no site, ele só será visitado por pessoas que procuram aquele produto ou serviço que você vende. Agora, quando você tem um blog e publica notícias e textos educativos em relação a sua área, o seu blog será visitado não só por pessoas que precisam do seu serviço, mas também por aquelas que querem tirar dúvidas sobre o mercado que você atua, tornando a experiência do usuário bem mais atrativa.

 

3. Te transforma em uma fonte de informações

Quando você produz conteúdo de valor no seu site com frequência, aos poucos, você se torna uma fonte de informações para o seu público. Da mesma forma que as pessoas leem o jornal todos os dias, elas passarão a ler o seu blog toda semana (claro, se o conteúdo for bom). E ao entrar no seu site toda semana, o público vai se tornando cada vez mais íntimo de você e da sua marca, vai confiando mais no seu negócio, o que leva, consequentemente, ao quarto e principal motivo pelo qual você deve produzir conteúdo no seu site:

 

4. Traz mais clientes (fidelizados)!

Como foi dito nos três tópicos anteriores, a produção de conteúdo em sites é capaz de gerar autoridade para a sua marca, rankiar melhor o seu site no Google, aumentar o tráfego e te transformar em uma fonte de informações. Tudo isso, aos poucos, constroem uma comunidade no seu site. Todos os dias você vai aumentando o número de visitantes e, aos poucos, torna-se uma referência no assunto para eles, o que aumenta a confiança desse público na sua marca, levando a conversão em leads e depois em clientes.

 

Gerando leads

Quando você tem um blog no seu site, você pode disponibilizar um e-book sobre algum assunto relacionado ao seu serviço/produto ou ainda uma newsletter (envio de e-mails diários com informativos sobre o tema do seu blog). Para ter acesso a esses conteúdos, o usuário precisará deixará algum contato no seu site, como um e-mail ou telefone, por exemplo. E ao fazer isso, esse usuário deixa de ser um simples visitante e se torna lead – potencial cliente do seu negócio.

Com o contato do lead, você pode nutri-lo com conteúdos particulares, “aquecendo-o” no funil de vendas, até que possa fazer uma oferta e transformar esse lead em cliente.

Isso só funciona, obviamente, se você tiver uma boa produção de conteúdo já há algum tempo. Não adianta criar um site e já disponibilizar um e-book, pois, provavelmente, ninguém vai baixar. As pessoas precisam antes conhecer a sua marca, notar que você é realmente uma referência no assunto. Só assim elas irão confiar no seu negócio o suficiente a ponto de baixar ou até comprar um e-book.

 

Gerando clientes

Depois de consumir muito conteúdo no seu site, confiar na sua marca a ponto de deixar um contato no seu site para receber um conteúdo exclusivo, o seu público estará bem mais “aquecido” na jornada de compra e, consequentemente, mais próximo de se tornar cliente.

Nesse estágio, o usuário já confia na sua marca, já tem uma identificação com o seu site e agora só precisa de uma boa oferta para se tornar seu cliente.

Todo esse processo, como você pode perceber, é longo. Você não vai conseguir clientes do dia para a noite. Precisa de muita estratégia de conteúdo até lá, afinal, o marketing de conteúdo visa resultados a longo prazo, entretanto, a principal vantagem é que esses clientes que virão, serão bem mais fidelizados!

Pense bem: quando você vê um anúncio de um produto que você quer e precisa muito, você acaba comprando no impulso, sem conhecer muito a marca. Provavelmente, será uma experiência de compra rápida e você, dificilmente, fará negócio com ela novamente. Agora, quando a gente conhece uma marca através de um blog e passamos a consumir o conteúdo desse blog diariamente ou semanalmente, aos poucos, nos sentimos próximos desse negócio e a experiência de compra, provavelmente não será única. Afinal, a gente tende a se fidelizar com marcas com as quais temos um relacionamento. Portanto, nesse caso, se o produto ou serviço que compramos atender as nossas expectativas, a tendência é que permaneçamos clientes daquela marca por muito mais tempo.

 

Esses foram os principais motivos pelos quais você DEVE produzir conteúdo no seu site. Se você ainda não começou, saiba que está atrasado, pois a concorrência, com certeza já usa essa estratégia e, em um futuro próximo, colherá os resultados que você está perdendo.

Quer saber mais sobre a produção de conteúdo para blogs? Fale com a gente! O time da Martinez conta com redatores pra lá de profissionais, que sabem produzir o conteúdo perfeito de acordo com a sua área, atraindo o público certo para o seu negócio e gerando mais resultados para a sua empresa ;)

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