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Você sabe o que é Marketing Pessoal? Entenda a importância dessa estratégia para a sua carreira ou negócio

Postado por Martinez Comunicação  |  06/08/2020

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que tem como objetivo construir uma imagem positiva de um indivíduo.

As vantagens de construir um bom marketing pessoal são inúmeras, visto que essas estratégias conferem autoridade para o profissional, aumentam a credibilidade da empresa e a confiança das pessoas na marca e no indivíduo.

Neste texto, você conhecerá os principais motivos para desenvolver seu marketing pessoal e algumas dicas de como construí-lo. Confira!

 

Para falar de marketing pessoal, antes precisamos entender o poder da influência e o contexto em que vivemos.

Na atual Era tecnológica, o posicionamento dos profissionais e das empresas nas redes sociais se tornou uma obrigação. Se você quer construir relacionamentos, aumentar o seu networking e alavancar os seus negócios, você PRECISA ter presença online!

Afinal, as redes sociais prezam por conteúdos humanizados. Ou seja, mesmo que seu perfil seja comercial, é importante mostrar quem está por trás dele, quem são os colaboradores que trabalham naquela empresa, os bastidores da rotina de trabalho, etc. Tudo isso é importante, pois, pessoas compram de pessoas! Portanto, se você quer atrair clientes para a sua empresa, é importante humanizar o seu perfil e uma boa forma de fazer isso, é construindo um bom marketing pessoal.

Mas não pense que as estratégias de personal branding são necessárias apenas para os empreendedores. Qualquer profissional que deseja desenvolver a sua carreira, atrair novas oportunidades de negócios e construir bons relacionamentos profissionais, precisa ter uma boa gestão de imagem.

E para isso, é preciso superar algumas barreiras como o medo de aparecer na frente das câmeras, por exemplo. Se você quer desenvolver a sua imagem, se tornar uma autoridade na área que atua e até influenciar pessoas, é preciso que você mostre quem você é.

A aparição do profissional é tão importante quanto a identidade visual de uma marca. Portanto, mesmo que você não seja um empreendedor, é importante que você crie essa identidade visual também para o seu perfil. Assim como as marcas criam presença nas redes, você também precisa criar a sua e fazer uma boa gestão da sua carreira.

Confira 5 dicas de como construir o seu marketing pessoal:

 

1. Estabeleça sua presença digital

Como já dissemos, a presença digital é importante, pois traz vantagens tanto para a empresa, como para o profissional. Se você é um empreendedor, por exemplo, é importante que você apareça no perfil da sua marca, humanizando a rede. Ao exibir pessoas na sua conta comercial, você aumenta a confiança dos seus seguidores na sua empresa, além de construir um relacionamento com eles, item fundamental para a conversão de clientes.

Já se você é um funcionário ou um profissional autônomo, a presença digital ainda é necessária, pois dá visibilidade para o seu trabalho, aumentando a sua autoridade no assunto e também a confiança dos seus seguidores em você, atraindo assim, possíveis oportunidades de negócios, promoções e conversão de clientes.

Mas como ter uma presença digital? Simplesmente apareça no seu perfil! Não poste apenas fotos montadas, apareça no feed, produza conteúdo de valor, eduque seus seguidores sobre o que você sabe, dê dicas, mostre a sua rotina de trabalho nos stories, interaja com o seu público.

Lembre-se sempre: As redes são SOCIAIS, portanto, o relacionamento é um item indispensável. Se você tem um bom relacionamento com seus seguidores, as chances deles se tornarem clientes são muito maiores.

 

2. Crie uma identidade

Assim como as redes comerciais possuem identidade visual composta por logo, slogan, artes definidas, etc, o seu perfil profissional também deve ter uma identidade.

A identidade tem a ver com todas as características que te definem: as fotos que você posta, o tipo de conteúdo, a forma como você se expressa, seus trejeitos e etc.

É importante saber que na construção de uma imagem digital não devemos nos perder de quem somos. Por exemplo, se você é uma pessoa mais tímida, que não gosta tanto de aparecer, não precisa fingir ser alguém extremamente extrovertido. Você deve sim fazer vídeos, mas tente ser o mais natural possível, mostre a sua essência, sem que as pessoas percebam que aquilo é forçado.

 

3. Faça networking

O networking é um dos itens imprescindíveis para o marketing pessoal, afinal, uma pessoa que tem contatos, é bem vista no mercado.

Por isso é importante interagir nas redes sociais. Responda os comentários das suas publicações, converse com seus seguidores, faça perguntas nos stories e crie um relacionamento online. Dessa forma, você aumenta as chances de desenvolver o seu networking, atraindo novas oportunidades de negócios e ainda aumentando a sua autoridade, afinal, quanto mais pessoas te conhecem e gostam do seu trabalho, mais elas podem te elogiar e te indicar nas redes.

Outra forma de desenvolver o networking é off-line, através de participação em eventos, por exemplo. Essa é uma excelente forma de ser visto pelas pessoas, dando visibilidade para o seu trabalho, afinal, quando você participa de um grande evento da sua área de atuação, você está rodeado de uma audiência qualificada, ou seja, pessoas que podem se tornar seus parceiros de negócios.

Essas pessoas estarão interessadas em conhecer você e seu trabalho, portanto, aproveite, e apresente seus valores e objetivos nessas ocasiões.

 

4. Produza conteúdo de valor para a sua audiência

A produção de conteúdo de valor é importante para qualquer estratégia de marketing, no pessoal não é diferente.

Quando você produz um conteúdo de qualidade para os seus seguidores, um conteúdo relevante, que informa e educa, você ganha a confiança das pessoas. Aos poucos, o seu público começa a te enxergar como uma autoridade no assunto, aumentando as chances de se tornarem clientes.

Por isso, compartilhe seus conhecimentos. Dê dicas em formas de vídeo, se apresente para a sua audiência e mostre o que você tem a ensinar.

Lembre-se que todos nós somos capazes de educar alguém sobre algo. Sempre haverá alguém que sabe menos que você e que estará disposto a aprender o que você tem para ensinar. Portanto, seja útil para essas pessoas ;)

 

5. Tenha um bom portfólio

Um bom portfólio não diz respeito apenas aos trabalhos que você já desenvolveu. É importante que você destaque também a sua presença na mídia, caso existir. Entrevistas concedidas, participação em eventos, palestras, etc, é necessário que você exiba tudo isso no seu perfil para as pessoas notarem a sua relevância no mercado.

Outro ponto importante para destacarmos aqui são as provas sociais. Provas sociais são aqueles conteúdos que provam as suas habilidades e a sua autoridade, como, por exemplo, depoimentos de clientes. Os depoimentos de clientes são importantíssimos para aumentar a confiança das pessoas em você e no seu trabalho. Portanto, não pense que divulgar esses conteúdos é exibicionismo, pelo contrário, eles são extremamente importantes nas estratégias de marketing pessoal. Ao fazer uma apresentação institucional, por exemplo, é super válido colocar esses depoimentos no final e provar suas habilidades através da fala de outras pessoas.

 

Hoje em dia, ter um bom marketing pessoal significa estar presente nas mídias sociais, gerando conteúdo de valor para as pessoas. Essa é uma dica valiosa para quase todas as estratégias de marketing, portanto, saiba se posicionar!

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