blog.

TikTok vai pagar por vídeos de criadores de conteúdo

Postado por Martinez Comunicação  |  27/07/2020

O TikTok anunciou, na última semana, o lançamento do “TikTok Creator Fund”, um fundo de investimento no valor de R$200 milhões que será destinado aos criadores de conteúdo do aplicativo. Leia o post completo e saiba mais!

O aplicativo da vez, TikTok, tem dado o que falar. Ao viralizar no Brasil durante a quarentena, o aplicativo chinês de vídeos dublagens tem conquistado jovens no mundo inteiro – e nos últimos meses até adultos. Hoje, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma que, em sua maioria, utilizam a rede social como forma de entretenimento. Entretanto, no início do mês, o aplicativo ampliou sua atuação para a área comercial e passou a permitir a criação de campanhas publicitárias, fator que serviu para atrair marcas e empreendedores para a rede.

Mesmo com a disponibilização dos recursos de marketing, o TikTok continua sendo, para a maioria, um aplicativo de entretenimento e toda semana surgem novos produtores de conteúdo que se tornam virais na plataforma. Esses usuários ainda são maioria e, com certeza, são os que sustentam a rede social.

Pensando nisso, o aplicativo chinês, finalmente, pensou em uma forma de recompensar esses usuários e anunciou, na última semana, a criação de um fundo monetário no valor de R$200 milhões para os creators do app. Intitulado como “TikTok Creator Fund”, o fundo será utilizado para apoiar criadores de conteúdo que “procuram oportunidades de garantir meios de subsistência” dentro do ecossistema do aplicativo, afirmou o porta-voz do TikTok ao site The Verge.

O programa será disponibilizado a partir de agosto nos EUA e, em breve, deve se estender para os outros países. A empresa ainda não anunciou qual o valor que será destinado para cada usuário, nem a quantidade mínima de seguidores para receber o dinheiro. Os únicos requisitos divulgados até o momento para receber a monetização do aplicativo são: ser maior de 18 anos, ter um histórico consistente da publicação do material e respeitar todas as diretrizes da comunidade.

Vale lembrar que até o momento a única forma de obter renda pelo aplicativo é através de lives, onde o usuário pode solicitar doações em dinheiro. Porém, com a criação do fundo, os influenciadores passam a receber pagamentos regulares ao longo do ano, o que, com certeza, irá incentivar a permanência desses usuários ativos no TikTok, aumentando a audiência do aplicativo e a competitividade com o Youtube.

AV ITATIAIA, 662 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 3237-6797