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A importância das redes sociais para o desenvolvimento da sua marca

Postado por Martinez Comunicação  |  07/07/2020

O número de pessoas conectadas nas redes sociais vem aumentando cada vez mais. Só no Brasil, o tempo gasto, em média, pelos internautas nas redes sociais é de 3 horas e 45 minutos por dia, conforme apontou uma pesquisa realizada pelo site Famemass, em 2019. O Brasil é ainda o segundo país que mais utiliza a internet, de acordo com pesquisa da We Are Social, ficando atrás somente de Filipinas.

Esses dados indicam que os brasileiros estão cada vez mais familiarizados com as redes e, por isso, o tempo gasto navegando tende a aumentar ainda mais. Só no primeiro trimestre deste ano, com o início da quarentena, houve um aumento de 20% no uso de aplicativos em geral, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo site Visual Capitalist. As redes sociais – Facebook, Instagram e Whatsapp – também apresentaram um aumento no consumo pelos internautas, cerca de 40%, conforme apontou um estudo realizado pela consultoria Kantar.

Com esses dados fica nítida a alta audiência das redes sociais. Mas como elas podem ajudar no desenvolvimento da nossa marca ou empresa?

Você já deve ter ouvido que as redes sociais são o cartão de visitas do seu negócio. E isso faz todo sentido. Quando falamos da nossa empresa para alguém que ainda não a conhece, mostramos o site ou o perfil em alguma rede social para apresenta-la ao público. Essa é a melhor forma de divulgar um negócio seja para quem for.

No entanto, algumas empresas optam por não criar perfis nas redes sociais, pois afirmam que não precisam dessa divulgação. O que poucos sabem, porém, é que as redes sociais têm se tornado não só uma forma de divulgar e vender negócios, mas também uma fonte de conteúdo, responsável por criar relacionamento com o público, ganhar autenticidade e confiança na mídia, melhorando, assim, a imagem da empresa.

Engana-se quem pensa que nas redes sociais só se deve publicar conteúdos institucionais sobre a própria empresa. As marcas que se destacam online são aquelas que geram conteúdo de valor para os seus seguidores, isto é, que levam notícias e informações relevantes para o seu público. As empresas que sabem fazer isso acabam criando um bom vínculo com seus seguidores, ganha a confiança do público e os transforma, consequentemente, em clientes.

Portanto, é um erro pensar que as redes sociais servem apenas para fazer divulgações e propagandas do negócio. Um bom perfil é aquele que consegue equilibrar os conteúdos institucionais com conteúdos informativos, que estimulem a interação com os seguidores, aumentando, assim, o engajamento e dando mais visibilidade ao perfil.

 

Mudança de comportamento

O isolamento social, que dura já mais de três meses no Brasil, contribui ainda mais para o desenvolvimento das redes sociais. Hoje, nesse novo cenário, o comportamento do consumidor mudou. A forma de fazer negócios também mudou. O tráfego de muitas lojas que antes eram físicas migrou das ruas para a internet, trazendo excelentes resultados. Se antes um empreendedor se preocupava em construir sua loja no ponto mais movimentado da cidade e colocava diversos outdoors nas ruas para divulgar sua marca, hoje, ele pode atrair seu público de uma forma mais simples e mais barata, através de bons conteúdos e impulsionamentos na internet.

Quer saber mais sobre como desenvolver seu perfil e atrair clientes nas redes sociais? Confira no insta da Martinez uma série de dicas importantes que vão te ajudar nesse processo!

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