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A importância das lives para o posicionamento das marcas

Postado por Martinez Comunicação  |  02/07/2020

Nos últimos meses, com a pandemia do novo coronavírus no mundo, muita coisa mudou. As formas de entretenimento, os negócios, a educação e diversas outras atividades, migraram do meio físico para o digital, o que fez com que muitas pessoas mudassem seus comportamentos, aderindo à tecnologia para se entreter, comprar, aprender, trabalhar e realizar muitas outras atividades.

Com essa mudança, várias ferramentas digitais foram atualizadas, a fim de oferecer a melhor experiência aos profissionais e consumidores. As redes sociais, por exemplo, vêm, cada dia mais, oferecendo novos recursos de vendas aos empreendedores, como forma de estimular os negócios online.

Nesse cenário, tornou-se popular as famosas lives. É claro que todos já conheciam a transmissão de conteúdo ao vivo, que existe no Instagram desde 2016 e no YouTube desde 2010. Mas por quê agora, durante a pandemia, esse recurso tem se tornado tão popular?

Segundo dados do YouTube, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% no Brasil durante a quarentena, enquanto o Instagram registrou um aumento de 70% - tanto para transmissão, como para consumo – o que aponta que este tem sido o fenômeno do momento.

 

Por quê as lives se tornaram um fenômeno durante a quarentena?

As lives no Brasil começaram a bombar com shows sertanejos, realizados para arrecadar doações para as populações mais afetadas pela crise. Mas é claro que essa não foi a única razão. Sem a possibilidade de fazer shows e interagir com o público, a live foi o único caminho encontrado pelos artistas para se aproximar dos seus seguidores e manter o relacionamento com eles.  Essa é uma excelente estratégia para se manterem no mercado, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”. Se os artistas deixam de fazer shows, de lançar músicas, clipes, etc, eles acabam sendo “apagados” do mercado, assim como acontece com as marcas. Por isso, fazer lives e manter o relacionamento com os seguidores, é uma excelente forma de se manter bem posicionado.

Outro fato que impulsionou o sucesso das lives é o aumento da audiência das redes sociais. Só no primeiro trimestre de 2020, o tempo gasto pelos internautas em aplicativos aumentou 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Certamente, pela impossibilidade de realizar atividades de lazer no ambiente livre, muitas pessoas estão usando os meios digitais para se entreterem, o que favorece os usuários que desejam transmitir um conteúdo ao vivo, já que agora o número de pessoas online está cada vez maior.

 

Por quê fazer lives?

Agora que já entendemos porque as lives estão crescendo tanto, precisamos destacar a importância desse recurso para os empreendedores e produtores de conteúdo.

Como já foi dito, várias atividades que aconteciam presencialmente foram interrompidas pelo coronavírus. Muitas lojas físicas, por exemplo, fecharam as portas temporariamente, o que fez com que os empreendedores desenvolvessem seus conteúdos online, como forma de manter os seus clientes.

Neste contexto, as lives aparecem como um excelente recurso para manter o relacionamento com o público, atrair leads e, consequentemente, novos clientes. Se você é empreendedor ou produtor de conteúdo, você precisa usar esse recurso para desenvolver sua marca e seu conteúdo durante a crise.

Veja abaixo, as principais vantagens proporcionadas pela transmissão de conteúdo ao vivo:

 

1. Aumenta o alcance da marca ou perfil

Fazer uma boa live, com um conteúdo que vá de acordo com o perfil do seu público, é uma excelente forma de atrai-los e dar uma maior visibilidade a sua conta ou negócio. Uma estratégia para ter um bom alcance nas lives, além de trazer um bom conteúdo, é trazer também um bom convidado. Algum especialista no assunto, que possa debater junto com você, compartilhar conhecimento e elevar a qualidade do debate. Assim, além de atrair o seu público para a live, você também contará com o público do convidado, o que pode aumentar ainda mais o alcance da transmissão e, consequentemente, do seu perfil.

 

2. Aumenta o engajamento

A live tem o poder de transmitir autenticidade para quem produz o conteúdo. Assim, é possível ganhar a confiança e a interação dos seus seguidores. Uma forma de estimular o engajamento, é divulgar sorteios nas lives, o que incentiva os seguidores a comentarem, curtirem ou compartilharem determinado post, aumentando, assim, o engajamento do seu perfil.

 

3. Gera leads qualificados

Fazer uma live com um conteúdo de qualidade, que vá de acordo com os desejos do seu público, provavelmente irá atrair pessoas que se interessam pelos seus serviços ou marca. Utilizando o espaço ao vivo para interagir com seus seguidores, é possível garantir a confiança deles e promover CTA’s que vão qualificar seus leads e transforma-los, no futuro, em clientes.

 

Essas são as principais vantagens proporcionadas pelas lives. Deu vontade de fazer? Confira as principais dicas para ter sucesso nas transmissões:

 

Como fazer boas lives

 

1. Escolha um bom tema

A escolha do tema é um item fundamental para garantir o sucesso da live. É claro que o assunto abordado deve estar de acordo com o seu público, senão, de nada adianta. Para saber qual o melhor assunto, você pode fazer até enquetes nos stories para os seguidores sugerirem o tema que eles querem assistir. Porém, é importante lembrar que na hora de definir o tema, é necessário escolher um assunto que você domine e que possa falar com propriedade ou então ao menos que você tenha uma boa base sobre aquilo e possa chamar um especialista para tirar dúvidas e discutir mais a fundo.

 

2. Faça uma boa divulgação

A divulgação é muito importante para garantir a audiência da live. Se possível, divulgue uma semana antes e vá lembrando seus seguidores ao longo da semana. Publique não só na plataforma em que será realizada a live, mas também nos grupos de WhatsApp e em todo lugar que tenha um público interessado no que você vai falar.

 

3. Interaja com o público

A maior vantagem proporcionada pela live é a possibilidade de interagir com o público. No entanto, no decorrer da transmissão, muitas pessoas esquecem de ler os comentários, o que acaba desagradando os participantes. Ao ler os comentários e responder as perguntas dos seguidores, você mostra que se preocupa com o seu público e quer dialogar com ele. Isso transmite uma segurança e confiança aos seguidores, que podem se tornar seus clientes, desde que você tenha um bom relacionamento com eles.

 

4. Analise seus resultados

Fique atento aos resultados da sua live como o número de visualizações, tempo médio assistido, número de novos inscritos, o horário de pico na transmissão, etc. Esses dados podem te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus seguidores, como, por exemplo qual tipo de conteúdo chama mais a atenção deles, quanto tempo eles passam assistindo, quando eles estão online, entre outros. Assim você pode testar e planejar melhor as suas próximas lives para conseguir o maior impacto positivo possível na sua audiência.

 

5. Adicione uma CTA

As lives não servem só para dar mais visibilidade para a sua página ou canal, engajar seus seguidores ou aumentar o seu número de inscritos. Você também pode utilizá-las para alcançar um objetivo estratégico do seu negócio, como por exemplo, gerar mais tráfego para o seu site ou blog, gerar leads qualificados ou até mesmo vender um produto. Para fazer isso é importante que você inclua uma chamada para ação (Call to Action - CTA) na descrição ou nos comentários da sua live. Dessa forma, você também pode aproveitar o seu momento ao vivo para convidar o seu público para clicar no link da CTA, que pode ser o site da sua loja, do seu curso ou do seu blog, possibilitando, assim, a audiência do seu negócio e até a venda de um produto.

 

Gostou das dicas? Então aproveite a oportunidade e planeje já a sua live!

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