blog.

Conheça as 10 estratégias de marketing que vão alavancar o seu Insta e atrair mais clientes para o seu negócio

Postado por Martinez Comunicação  |  16/07/2020

Quer desenvolver o seu perfil e atrair mais clientes para a sua empresa? Nesse post vamos te mostrar 10 estratégias de Marketing Digital que vão tornar seu perfil mais atrativo, gerando mais seguidores e clientes para o seu negócio. Se liga!

 

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e conta hoje já com mais de um bilhão de usuários ativos. Apesar de estar atrás do Facebook em números de perfis cadastrados, o Instagram tem se destacado mais nos últimos tempos pela possibilidade de desenvolvimento de marcas e geração de conteúdo, já que, a rede social de imagens propicia um relacionamento e interação mais profundos com os seguidores, o que gera 15 vezes mais engajamento do que o Facebook, conforme apontou a pesquisa realizada pela Fast Company.

Por isso, não é à toa que a maioria dos profissionais estão no Instagram para divulgar suas empresas ou seus serviços. E se você ainda não está, saiba que está atrasado! Pois essa rede vem crescendo cada vez mais e já se tornou uma excelente fonte de potenciais clientes.

Quer investir no Insta, mas não sabe por onde começar? Confira abaixo algumas dicas de como desenvolver seu perfil e atrair mais clientes com boas estratégias de Marketing:

 

1. Crie uma conta comercial

Se o seu perfil ainda não for comercial, atualize agora mesmo! O recurso “Business Account” permite ao usuário analisar os resultados de cada postagem, como, quantidade de alcance do post, tipo de público que curtiu (homem ou mulher e de que região), quantidade de interação, entre outras métricas importantes que vão te ajudar a conhecer mais o seu público e criar conteúdos cada vez mais interessantes para ele.

Confira o tutorial de como tornar sua conta comercial:

 

2. Desenvolva um relacionamento com o seu público


O Instagram é uma rede de relacionamento, por isso, é importante desenvolvermos estratégias de marketing de relacionamento, ou seja, criar uma relação próxima com os seguidores, a fim de ganhar a confiança de cada um deles e aumentar, assim, as chances de se tornarem clientes. Lembre-se que o marketing de relacionamento é uma estratégia que gera resultados eficazes a longo prazo, ou seja, antes de pensar em vender, é preciso pensar em ganhar o seu público, mas como? Através da entrega de conteúdo de valor, que fará com que você seja visto como autoridade no assunto, aumentando, assim, a confiança dos seus seguidores em você e na sua marca. Outra forma de gerar essa fidelização, é humanizar o perfil, fazendo stories. Essa ferramenta é excelente para aproximar a marca dos seguidores, intensificando o relacionamento entre eles. (Nos próximos tópicos você verá mais dicas de como trabalhar bem nos stories)

Com um público fidelizado, as chances de promover uma experiência de venda são muito maiores.

 

3. Siga perfis referências na sua área

Seguir os perfis corretos te ajuda a definir melhor o tipo de conteúdo que será publicado, portanto, fique próximo dos seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo nas mídias para se inspirar e não ficar para trás. Mas claro, seja criativo e reinvente as ideias para se destacar entre os demais.

 

4. Use Hashtags

As hashtags se tornaram tão comuns no Instagram que quase todo mundo usa, mas será que todos estão utilizando da maneira correta? Afinal, você sabe para que serve as hashtags? Elas são utilizadas como palavras-chave que ajudam o seu conteúdo ter um alcance maior na rede. Por exemplo, se eu faço um post sobre Marketing Digital no meu Insta e coloco “#MarketingDigital” na legenda, o meu post vai aparecer para todas as pessoas que procurarem por esse assunto no Instagram. As hashtags, portanto, são importantes, pois atraem novos visitantes para o seu perfil que podem se tornar seguidores e potenciais clientes.

Mas como utilizar a hashtag certa? Ao fazer um post, pesquise na aba “explorar” do Instagram, como aquele assunto está sendo divulgado. Por exemplo, ao publicar algo relacionado a área de comunicação, provavelmente vou utilizar essa palavra nas minhas hashtags, mas como será que as pessoas estão buscando por ela no Insta? Muitas palavras são utilizadas sem acento e sem “ç” nas hashtags, por isso, é importante, antes de publicar, jogar a palavra que você pretende usar no “explorar” e ver o primeiro resultado que aparece. Essa tag, do topo da lista, indica que é a mais utilizada, portanto, se você escreve-la exatamente daquela forma, seu post irá aparecer para mais pessoas.

Outra forma de divulgar seu perfil através de hashtags é escrevendo o nome da sua empresa com #. No entanto, poucas pessoas vão usar tags com o nome do seu negócio, não é mesmo? Por isso você pode incentivar os seus seguidores a divulgarem sua marca através de sorteios. Confira no próximo tópico!


5. Faça sorteios

Uma boa estratégia de divulgação de um perfil, é através de sorteios. Você já deve ter visto que para participar de um sorteio no Insta o provedor coloca uma série de regras, como: seguir o perfil da marca, comentar a foto (para gerar engajamento ao post) e postar alguma imagem com uma hashtag relacionada àquela marca ou produto. Essa é uma excelente forma de aumentar o alcance de um perfil e, consequentemente, o número de seguidores. Portanto, se for viável para o seu negócio, promova sorteios!

 

6. Faça boas parcerias

Além dos sorteios, há também uma outra forma de promover o seu perfil: através de parcerias. Existem diversas áreas profissionais que possuem influenciadores digitais, ou seja, pessoas com alto número de seguidores, capazes de influenciar os usuários daquele nicho. Por exemplo, a área de saúde é uma área com muitos influenciadores. Coachs, personal trainers, nutricionistas e diversos outros profissionais têm o poder de influenciar na rede quando o assunto é qualidade de vida. Portanto, se você trabalha nessa área, procure seguir esses perfis influentes e faça uma parceria com eles. Você pode entregar seu produto gratuitamente para esses profissionais fazerem a divulgação da sua marca no perfil deles, dando, assim, mais visibilidade para o seu negócio e atraindo novos seguidores.

 

7. Trabalhe nos stories

O storie é uma ferramenta extremamente importante na construção de relacionamento com os seguidores e fidelização do público, porém, muitos desconhecem essa importância e acabam deixando a ferramenta de lado, trabalhando apenas no feed, perdendo uma excelente forma de desenvolver o perfil.

A grande vantagem dos stories é a possibilidade de uma maior interação com os seguidores, por isso, essa ferramenta é capaz de desenvolver o relacionamento entre marca e público, criando, assim, uma fidelização maior dos seguidores.

Mas o que postar nos stories? Uma boa forma de conteúdo para os stories são vídeos que gerem a humanização do seu negócio, isto é, vídeos que mostrem “os bastidores” da sua empresa, a sua rotina de trabalho, etc. Por mais técnico que seja o seu serviço, sempre há uma maneira de interagir com o público. Se você trabalhar com produtos, é claro que fica bem mais fácil fazer esses bastidores. Se você vende roupas, por exemplo, mostre sua loja fazendo reposição de estoque, atualizando a vitrine, etc. Se for da área gastronômica, esse tipo de conteúdo é ainda mais importante, pois transmite uma transparência ao público. Se você mostrar a sua cozinha, por exemplo, mostrar como sua equipe trabalha de forma limpa e higienizada, isso gera uma confiança nos seguidores, que é importantíssima para proporcionar a venda.

Agora se a sua empresa não trabalha com produtos físicos e oferece serviços mais complexos, como por exemplo, instalação de softwares empresarias ou atividades financeiras, por exemplo, ainda assim é possível produzir stories. Faça vídeos exibindo um atendimento ao cliente, realizando a instalação da plataforma, etc. Esses conteúdos também trazem transparência para sua empresa e aproxima os seguidores da sua marca.

Outro ponto importantíssimo que deve ser explorado nos stories são as ferramentas de interação, é claro. Caixas de diálogo, enquetes, quiz...vários itens estão disponíveis nos stories para um único objetivo: aproximar você dos seus seguidores. Portanto, explore esses recursos. Faça perguntas para os seguidores, tire dúvidas, descubra o que eles gostam, que tipo de conteúdo querem ver no seu perfil, etc, infinitas descobertas são possíveis através dessas ferramentas. É só saber usar!

 

8. Analise os resultados

Como foi dito no primeiro item, criar uma conta comercial é o primeiro passo que você deve dar para crescer no Instagram. Ao criar esse tipo de conta, você consegue analisar as métricas de cada post, como, por exemplo, quantas impressões ele teve, quantos visitantes o seu perfil ganhou com aquele post, ou seja, quantas pessoas que não te seguem viram aquele post, através de algum compartilhamento, quantas pessoas te seguiram a partir daquele post, etc.

Os insights te possibilitam ainda conhecer a fundo o seu público, saber se a maioria dos seus seguidores são homens ou mulheres, de que região do país eles vêm e qual horário que permanecem online. Tudo isso te ajuda a criar o conteúdo certo, para o público certo e na hora certa, permitindo os melhores resultados em cada postagem.

 

9. Produza bons conteúdos


O item mais importante e talvez o mais difícil de ser realizado é a produção de conteúdo de valor para os seus seguidores. No post anterior, falamos como as estratégias de Marketing de Conteúdo são importantes para atrair seguidores para o seu perfil e fidelizá-los, tornando-os clientes no futuro. Dessa forma, já entendemos como esse item é importante e deve ser feito com muito estudo e planejamento. Mas como começar?

Antes de começar a produzir conteúdo, se coloque no lugar dos seus seguidores e pense: eu gostaria de receber um conteúdo desse? Ele foi útil para mim? Me ajudou em algo? Se a resposta for sim, é por esse caminho que você vai seguir.

Lembre-se que o Instagram é uma rede de relacionamento e para atrair o público é necessário muito mais do que fazer promoções e oferecer o seu próprio produto. É preciso entregar conteúdo de valor a ele, algo que o ensine, que seja valioso. Confira abaixo as principais formas de conteúdo capazes de agregar valor ao seu perfil e atrair seguidores:

 

  • Conteúdos informativos

Os conteúdos informativos são uma excelente forma de gerar engajamento para o seu perfil. Ao publicar uma notícia que seja relevante para o seu público, a chance dele curtir, comentar e compartilhar esse post será muito maior que se esse post fosse sobre seu produto ou serviço. Por isso, as informações são importantes para gerar interação e, consequentemente, engajamento ao seu perfil.

Além disso, ao publicar notícias com frequência, seu perfil vai ganhando notoriedade naquele assunto e aos poucos as pessoas passam a acessa-lo para receber esse tipo de conteúdo, tornando sua conta uma fonte de informações, aumentando, assim, a credibilidade do seu perfil.

 

  • Conteúdos educativos

Os conteúdos educativos são uma grande (e talvez a mais importante) forma de agregar valor ao seu perfil. Esse tipo de conteúdo tem o objetivo de ensinar os seguidores a fazerem algo, ou seja, educa-los de alguma forma.

Qualquer profissional pode e deve produzir dicas para seus seguidores. Os profissionais de educação física, por exemplo, utilizam muito esse tipo de post nas redes sociais, através de vídeos de exercícios. Já os nutricionistas dão dicas de alimentação, receitas saudáveis, etc.

Mas não é só a área da saúde que pode produzir conteúdo educativo. Por mais distante que sua marca esteja da educação, sempre há uma forma de ensinar. Se você trabalha com roupas e acessórios, por exemplo, pode produzir conteúdos ensinando a fazer boas combinações de looks ou como customizar peças. Já se a sua empresa trabalha com finanças/contabilidade, por que não fazer um post explicando os passos para abrir uma empresa? Quais os documentos necessários e etc. Enfim, existem infinitas possibilidades de educar o seu público e qualquer profissional é capaz de produzir esse tipo de conteúdo. Basta colocar-se no lugar dos seguidores e se perguntar se aquele conteúdo foi realmente interessante, se te ensinou algo. Se sim, continue fazendo, afinal, esses posts, assim como os informativos, geram muito engajamento e alcance do perfil, podendo atrair novos seguidores e futuros clientes.

 

  • Entretenimento

O entretenimento também pode ser uma forma de gerar valor aos seus seguidores. Não pense que apenas conteúdos formais geram valor, as pessoas estão nas redes sociais também para se divertirem e se entreterem. É por isso, que os memes, por exemplo, são uma forma utilizada por muitos para gerar interação no perfil. Dicas de filmes, séries e livros que tenham também é uma excelente forma de combinar conteúdo educativo com entretenimento, afinal, dessa forma você entretém seus seguidores com uma indicação legal e ainda educa, através de uma lição ou ensinamento que esse conteúdo proporciona.

 

  • Institucional

Por fim, mas não menos importante, os conteúdos institucionais também devem estar na programação para dar visibilidade a sua marca, é claro. Esse tipo de conteúdo é aquele que fala diretamente sobre a sua empresa. Se você trabalha com produtos físicos, provavelmente você fará conteúdo institucional todos os dias, postando foto de roupas, acessórios, lanches, pizzas, o que quer que você venda. Nesses casos, o conteúdo institucional é ainda mais importante, pois as pessoas só comprarão seu produto se o conhecerem, por isso, as fotos são importantes.

Agora se você trabalha oferecendo um serviço como, por exemplo, advocacia, consultoria financeira ou outra atividade mais específica, não se preocupe, também é possível fazer posts institucionais do seu negócio. Você pode, por exemplo, apresentar a sua equipe, colocando foto de cada funcionário e qual sua função na empresa, postar fotos do escritório, mostrando como sua empresa possui um espaço adequado para atender os clientes – esse fato, inclusive, é importante, pois aproxima o público da empresa e gera mais confiança dos seguidores no seu negócio – se a sua empresa realiza ações sociais, como campanhas de conscientização, doações ou patrocínios de produtos ou eventos, você também pode e deve divulgar essas ações. Esse tipo de post é importante para construir uma boa imagem da sua empresa na mídia. Portanto, se você faz, não deixe de divulgar.

Se você seguir todas essas dicas, a longo prazo, notará, com certeza, um desenvolvimento do seu perfil e, consequentemente, também da sua empresa. Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim desenvolver uma marca exclusivamente através de mídia orgânica (sem investimentos). Mas, se você quiser acelerar esse processo e fazer com que seu perfil/empresa seja visto por mais pessoas, em menos tempo, é possível dar um empurrãozinho através das estratégias de tráfego pago, nosso último item da lista:

 

10. Invista em tráfego pago

Se você seguir todas as dicas anteriores, trabalhar com uma boa programação de conteúdo e publicar com frequência no Instagram, com certeza ele se desenvolverá e atrairá novos seguidores. No entanto, muitas vezes queremos muito vender algum produto ou serviço, por isso, impulsionar as publicações é uma excelente forma de aumentar o alcance do seu post, captando mais leads que podem se tornar clientes.

Através do Instagram Ads é possível pagar para que suas publicações cheguem a um público maior, que vai além dos seus seguidores. Esse direcionamento é feito através do algorítimo do Instagram, que direciona o post para os perfis interessados no tipo de serviço que você oferece. Ou seja, a sua publicação vai aparecer para pessoas que ainda não te seguem, mas que provavelmente gostaria de conhecer seu negócio. Através do Instagram Ads é possível ainda colocar um link no post impulsionado, direcionado o usuário para o seu site ou página de vendas. Olha que bacana:

 

Mas não pense que impulsionar posts é simplesmente sair pagando pelos anúncios e pronto. Assim como todas as outras dicas de produção orgânica, fazer bons anúncios exige planejamento e uma boa estratégia de campanha que esteja de acordo com o seu objetivo. Por isso, contrate uma boa equipe de Marketing para te ajudar nesses passos. Eles serão capazes de te auxiliar na produção de conteúdo e desenvolver as melhores estratégias de tráfego pago. Com essas duas ações, sem dúvidas, seu perfil vai alavancar e a sua empresa terá bons resultados!

AV ITATIAIA, 662 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 3237-6797