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Confira 5 Hacks que vão aumentar seu engajamento no Instagram

Postado por Martinez Comunicação  |  24/07/2020

Você já ouviu falar em Growth Hacking? Traduzindo para o português, a expressão significa “hacks de crescimento”. Nada mais é do que estratégias de posts que visam o crescimento orgânico do perfil, ou seja, são truques que utilizamos nas nossas postagens que ajudam elas a terem um alcance e engajamento maior, trazendo mais seguidores para o nosso perfil.

Nesse post, você confere 5 hacks infalíveis para Instagram que vão alavancar o seu perfil. Se liga:


#1 Interações

Todo mundo sabe que as interações nos posts ajudam, e muito, no engajamento da postagem. No entanto, o que nem todos sabem é que existe uma ordem de relevância das métricas. Por exemplo, o salvamento é a métrica que mais gera engajamento. Quando alguém salva o seu post, o algorítimo do Instagram entende que ele é muito relevante e, por isso, o rankeia melhor no engajamento. Depois do salvamento, a métrica que mais ajuda a engajar um post é um compartilhamento. Afinal, se alguém compartilha uma publicação é porque ela tem valor, não é mesmo? E é exatamente isso que o Instagram entende. Em terceiro e último lugar ficam os comentários e as curtidas, respectivamente. Portanto, se você achava que muitas curtidas ajudavam a engajar o seu post, esquece. Essa é a última métrica com a qual você deve se preocupar. Para crescer no Instagram é preciso focar nos SALVAMENTOS e nos COMPARTILHAMENTOS. Não esquece ;)

 

#2 Saiba usar hashtags


a) No feed

As hashtags são outro recurso muito importante para engajar um post. Entretanto, poucas pessoas sabem usa-las da maneira correta. No feed, o ideal é usar até 5 hashtags, se você usa muito mais do que isso o Instagram pode entender que aquele post é um spam e o efeito de engajamento será contrário. Portanto, valorize a qualidade e não a quantidade. Use as # certas, que descreva a área sobre a qual você discute. Uma dica importante é jogar a # no “explorar” para ver como ela está sendo usada. Algumas palavras são escritas sem acento e sem “ç” na #, por isso é importante checar como as pessoas estão usando. Veja como a palavra está escrita no topo dos resultados e escreva também daquela forma, assim, seu post terá um alcance maior.

 

 

b) Nos stories

Engana-se quem pensa que as hastags devem aparecer somente no feed. Sabia que se você usa-las nos stories você também atinge um bom alcance? Pois é. Então sempre que possível, coloque uma # sobre o assunto que você está falando nos stories. Se você não quiser que ela apareça, poluindo seu vídeo ou imagem, é só colocar um emoji ou um sticker em cima e tampa-la. Mesmo sem aparecer, a tag estará lá e seu story poderá aparecer nos resultados de busca daquele assunto.

 

c) Na bio

Outro lugar que as hashtags também podem aparecer é na bio. Poucas pessoas utilizam esse espaço com tags, afinal, você só pode escrever até 150 caracteres e, por isso, na maioria das vezes não cabe uma tag. Mas, se couber, você pode e deve usar! Essa estratégia ajuda as pessoas a entenderem sobre o que você fala logo de cara. Por exemplo, se eu coloco #MarketingDigital na minha bio, os visitantes já vão saber que é esse tipo de conteúdo que eles vão encontrar no meu feed, sem nem precisar rolar para ver as publicações. Além disso, você pode usar tags nichadas sobre os conteúdos que você publica. Por exemplo, se eu coloco #GrowthHacking na minha bio e se no meu Insta tem vários posts sobre isso, a pessoa que acessar o meu perfil e clicar na tag pode cair em uma publicação minha, dando mais visibilidade para os meus posts.

 

#3 Faça uma boa bio

Falando em bio, esse é um espaço que merece muito DESTAQUE! Afinal, é a primeira coisa que as pessoas veem ao acessar o nosso perfil. Por isso, se a bio for atrativa, as chances das pessoas rolarem o feed e olharem as publicações são muito maiores. Agora se ela for fraca, muitos não vão nem perder o tempo olhando o seu perfil. Portanto, se liga nas dicas para fazer uma bio de destaque:

 

a) Use palavras-chave

Ao colocar uma palavra-chave na sua bio, as chances do seu perfil aparecer no “explorar” são maiores. Você pode, inclusive, colocar palavra-chave no seu nome, por exemplo: Rafael | Instagram Growth. Além de facilitar o entendimento dos visitantes, que já vão saber logo de cara o tipo de conteúdo que você produz, esse recurso pode aumentar a visibilidade do seu perfil.

 

b) Insira links

A bio é o único lugar do Instagram que permite adicionar hiperlinks, portanto, é imprescindível que você divulgue aqui o link do seu site, blog, linkedin, o que achar mais interessante. Se você tem mais de um link relevante que merece ser divulgado, você pode usar o link.tree – uma página que permite a inserção de vários links. Assim, em um mesmo link, as pessoas podem acessar vários sites relacionados a você e a sua marca.

Outra técnica que também pode ser usada é alterar o link da sua bio sempre que você quiser divulgar algo importante. Por exemplo, você criou uma promoção importante no seu site e quer divulga-la, coloque o link da promoção na sua bio, depois que ela terminar, você troca o link. Essa é uma estratégia muito comum, já que a bio é o único lugar que permite acessar sites diretamente, então as pessoas estão sempre atualizando para o link mais atual e relevante.

 

c) Coloque informações relevantes sobre você de forma atrativa

As informações mais comuns que vemos nas bios é a área de atuação do profissional, profissão e, em alguns casos, informações pessoais. Quando o perfil é pessoal e ao mesmo profissional, é interessante combinar esses dois tipos de dados, dessa forma, você mostra em qual área você trabalha, mostra a sua formação, dando mais credibilidade ao seu trabalho e, ao mesmo tempo, mostra quem você é, o que gosta de fazer, se tem filhos, etc. Procure, sempre que possível, humanizar o seu perfil com essas informações pessoais, afinal, o Instagram é uma rede de relacionamento e as pessoas também estão interessadas em saber quem é você.

Outra forma de gerar atração na bio é colocar essas informações em tópicos, com o uso de emojis, facilitando a leitura e o entendimento dos visitantes.

 

 

d) Contas comerciais

Em contas comerciais é extremamente importante colocar a localização (cidade e estado da sua empresa), endereço (na parte de endereço) e o site da sua empresa (no espaço de web site). Ao identificar de onde é a empresa, as pessoas que estão próximas de você podem seguir e até se sentirem mais seguras para comprar produtos da sua marca.

 

 

#4 Interaja com o público

Como já dissemos no item #1, a interação é um recurso fundamental no engajamento de um perfil. Por isso, é importante que você publique conteúdos que dialogue com os seguidores.

 

a) Nos stories

Nos stories você pode gerar interação através de enquetes e quiz, por exemplo. Ao fazer esse tipo de publicação, você se aproxima mais do público e ganha a confiança dos seus seguidores, desenvolvendo seu relacionamento com eles -algo que é essencial nas redes sociais. Além disso, os stories com essas ferramentas interativas podem obter um alcance maior, já que o algorítimo também considera esse recurso valioso no engajamento.

 

b) No feed

No feed você também deve publicar conteúdos interativos. Faça publicações que incentivem as pessoas a comentarem e lembre-se de responder TODOS os comentários dentro da primeira hora de publicação, pois o Instagram valoriza as interações do post neste período, portanto, fique online e se atente a responder todos os comentários, nem que seja com um simples emoji. Além de demonstrar disponibilidade para seus seguidores, você ainda ajuda seu post a engajar.

 

#5 Publique conteúdos de valor

Por último, nós não poderíamos deixar de falar sobre a produção de conteúdo de valor, afinal, se você quer crescer no Instagram de forma orgânica, você deve se preocupar em produzir bons conteúdos. E o que são bons conteúdos? São aqueles que vão ao encontro dos desejos do seu público. Saiba o que seu público quer consumir. Faça enquetes nos stories e descubra quais os interesses dos seus seguidores. Você ainda pode usar algumas ferramentas para descobrir o que as pessoas pesquisam sobre a sua área de atuação, como o Aswer The Public, Ubbersuggest e Keyword Tool. Essas plataformas permitem que você busque por uma palavra-chave e encontre o que as pessoas pesquisam no Google sobre ela. Dessa forma, é possível criar conteúdos respondendo as dúvidas mais comuns dos internautas.

 

Se você quer saber mais sobre como produzir um conteúdo de valor, confira este post que elaboramos sobre marketing de conteúdo.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe esse texto com as pessoas que querem crescer no Instagram, coloque essas dicas em prática e comece a desenvolver o seu perfil. Afinal, uma boa presença na internet possibilita grandes oportunidades, por isso, comece agora mesmo a desenvolver a sua conta e criar relacionamento nas redes. Em breve, você colherá bons frutos!

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