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Como se destacar no LinkedIn: o guia prático para alcançar excelentes oportunidades de negócio na maior rede profissional do mundo

Postado por Martinez Comunicação  |  30/07/2020

O LinkedIn é a maior rede social para negócios. O objetivo dessa mídia é estimular o relacionamento entre profissionais, desenvolvendo networkings e criando oportunidades de negócios.

No entanto, engana-se quem pensa que o LinkedIn deve ser utilizado apenas como um currículo digital, para se autopromover e conseguir recolocações no mercado. Sim, a rede social também serve para isso, mas esse não é o objetivo principal.

Se você só acessa o seu perfil quando está procurando emprego e publica uma enxurrada de experiências profissionais, pensando que obterá um retorno imediato, você está usando o LinkedIn de forma errada!

Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn também exige relacionamento. Antes de sair publicando suas habilidades profissionais, pensando que a vaga vai aparecer de imediato no seu feed, primeiro, se relacione com as pessoas, interaja nas publicações de seus colegas, publique conteúdo de valor e torne seu perfil atrativo para as suas conexões.

Neste post, vamos te ensinar como utilizar o LinkedIn de maneira correta, atraindo mais oportunidades de negócio para você e sua empresa!


Mas afinal, você conhece, de fato, a importância do LinkedIn para os negócios?

A rede social é a melhor plataforma para gerar leads B2B, isto é, atrair possíveis clientes para aquelas empresas que oferecem produtos ou serviços para outras empresas. Mas não é só para os negócios B2B que o LinkedIn funciona. 79% dos profissionais de marketing acredita que o LinkedIn é uma rede social eficiente na geração de leads, em geral.

Abaixo, seguem alguns motivos para você investir nessa rede:

  1. De acordo com dados do Social Media Trends 2017, 46,2% das empresas estão presentes na plataforma. Por isso, a rede é um excelente espaço para proporcionar networking e oportunidades de negócio;

 

2. Segundo pesquisa realizada pelo próprio LinkedIn:

  • 64% das visitas em sites corporativos advém da rede social, o que mostra que o LinkedIn é o melhor lugar para você divulgar o site da sua empresa;
  • 50% dos usuários do LinkedIn afirmam que são mais propensos a realizarem compras de empresas que estão ativas na rede social;

 

3. O LinkedIn tende a gerar um alcance maior de publicações do que as outras redes sociais.

Se o algorítimo do LinkedIn considerar que seu conteúdo é relevante (as interações do seu post comprovam isso), ele será exibido para mais pessoas no feed, atingindo um alcance orgânico que as outras mídias não conseguem atingir.

Agora que você já entendeu a importância dessa rede social para a sua vida profissional, comece agora mesmo a ser ativo na plataforma. Abaixo, listamos as melhores formas de produzir um bom conteúdo no LinkedIn e atrair mais leads para você e sua empresa. Confira:

 

1. Interaja com suas conexões

Como já dissemos, o LinkedIn, assim como todas as outras redes sociais, prioriza o relacionamento entre os usuários. Por isso, é importante que você interaja nos posts das suas conexões, principalmente se elas forem da mesma área de atuação que você. Ao fazer isso, o algorítimo do LinkedIn entende que você e aquele profissional possuem um relacionamento e, por isso, as chances dele entregar o seu conteúdo para aquela pessoa será bem maior. Além disso, ao fazer comentários nos posts, seu perfil aparecerá para mais pessoas, trazendo visibilidade para você e seu negócio.

 

2. Adicione as pessoas certas

O LinkedIn é uma rede de contatos, por isso, lá você pode e deve adicionar perfis que agreguem valor profissional para você, independente se você conhece ou não. Sabendo disso, a plataforma oferece várias formas precisas para conectar você a outros profissionais. O recurso mais básico e gratuito que te ajuda nisso, são os filtros de busca.

Ao clicar na barra de pesquisa e selecionar o ícone “Pessoas” ao lado esquerdo da tela, você verá três filtros de busca, que te permitem identificar profissionais pela localização (você pode procurar pessoas da sua cidade, por exemplo), por conexões (aqui você encontra perfis que tem amigos em comum com você) e por empresa (pessoas que trabalham no mesmo local que você). Dessa forma, já é possível fazer uma boa seleção e encontrar profissionais que estejam próximos de você.

 

 

Agora, se você deseja fazer uma busca mais precisa você pode utilizar ainda o recurso “Todos os filtros” que aparece também na aba de “Pessoas”. Essa aba permite que você localize perfis com características específicas. Por exemplo, você pode pesquisar por profissionais que são de uma determinada cidade, que sejam bilíngues e que tenham experiência na área de comunicação. Ao selecionar essas características, o LinkedIn realiza uma filtragem e exibe os perfis que possuem essas especificidades. Muito útil, né?

 

Outra maneira de encontrar profissionais, de forma gratuita, é através de hashtags. Ao digitar uma hashtag na barra de pesquisa, você encontrará todos os posts relacionados aquele assunto e, provavelmente, as pessoas que publicaram aquilo trabalham naquela área, portanto, é uma excelente forma de conhecer profissionais da sua área de atuação.

 

3. Entre em grupos

Pouca gente sabe, mas o LinkedIn também possui grupos, assim como o Facebook. A diferença é que aqui o objetivo das interações é exclusivamente profissional. Entrar em um grupo da sua área de atuação proporciona maior engajamento para os seus conteúdos, afinal, se você é especialista em marketing, por exemplo, e posta algo sobre isso em um grupo de marketing, concorda que as chances das pessoas se interessarem pelo seu post e interagirem com ele são maiores do que no feed?

Além de possibilitar um maior engajamento das suas publicações, ao entrar em um grupo da sua área profissional, você garante ainda uma maior visibilidade ao seu perfil, afinal, pessoas do seu interesse vão ver o seu perfil e podem se conectar com você, aumentando seus leads e suas oportunidades de negócios.

Para entrar em grupos, basta clicar na barra de pesquisa do LinkedIn e procurar pela aba “Grupos”. Ao clicar, aparecerá uma série de sugestões de grupos. Você ainda pode procurar por um grupo específico digitando seu nome na barra de pesquisa.

 

4. Produza conteúdo humanizado

Os conteúdos humanizados são os que mais geram engajamento no LinkedIn. As pessoas tendem a se comover com histórias, por isso, tente trazer posts que despertam essa emoção. Contar uma breve história de superação que aconteceu com você, como você conseguiu atingir uma grande meta profissional com poucas condições financeiras, etc, esse tipo de post capta mais a atenção das pessoas e gera mais interações. Portanto, se tiver alguma experiência do tipo, compartilhe com uma foto e um texto e inspire suas conexões!

 

5. Tenha constância nas publicações

Assim como toda rede social, para obter um bom engajamento dos seus conteúdos, é preciso ter constância. Publique todos os dias no LinkedIn. Nem que seja uma notícia, uma frase inspiradora, enfim, o importante é você aparecer com frequência para as suas conexões. Além de gerar mais engajamento para os seus posts, você ainda aumenta a visibilidade do seu perfil.

 

6. Estimule a interação

As interações são importantes em qualquer rede social, no LinkedIn não é diferente. Faça publicações com perguntas, que incentivem as pessoas a comentarem ou reagirem no seu post. Uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas é fazer posts com perguntas que as induzem a dizer “não”, dessa forma, você faz o leitor descobrir uma dor e, consequentemente, procurar o seu negócio para resolve-la. Por exemplo:

a)    Você publica todos os dias no LinkedIn?

b)    Você compartilha histórias no LinkedIn?

c)    Você alterna fotos e vídeos nas publicações?

Não? Então você está usando o LinkedIn de forma errada!

Quer saber como utilizar o perfil de maneira correta e atrair as melhores oportunidades de negócios? Então acesse o blog da Martinez e veja o guia completo de COMO BOMBAR NO LINKEDIN (link nos comentários)

 

Colocar links nos comentários é uma boa estratégia para não quebrar o engajamento do seu post, já que links na própria publicação não costumam gerar um bom resultado.

Você ainda pode fazer essas perguntas em forma de enquete e na sequência oferecer um conteúdo que solucione a dor das pessoas que votaram “não” como resposta.

 

7. Publique vídeos

Publicar vídeos é uma excelente forma de chamar a atenção das suas conexões e ainda ganhar autoridade para o seu perfil. Ao publicar um vídeo dando alguma dica, ensinando algo útil para as pessoas, você estará agregando valor às suas conexões, o que aumenta a confiança das pessoas em você e/ou na sua marca. Portanto, invista nesse conteúdo!

 

8. Prefira imagens e vídeos à links

Os links no Linkedin geram muito menos engajamento, portanto, quando quiser divulgar algum conteúdo da web, compartilhe uma foto relacionada ao assunto, escreva um resumo do post na legenda e coloque o link nos comentários, assim, seu post ficará mais atrativo e as chances de obter um engajamento são maiores.

Os vídeos também geram mais resultado do que os links, por isso, uma boa dica é produzir conteúdo audiovisual e fazer um CTA no final, convidando as pessoas a acessarem o seu site, que estará nos comentários. Assim, você gera mais engajamento para o seu post e ainda divulga o seu negócio.

 

9. Use hashtags

As hashtags são importantes em todas as redes sociais. Como vocês já sabem, elas ajudam publicações a terem um bom alcance. Portanto, ao publicar um conteúdo da sua área profissional, pesquise as palavras-chave que estão relacionadas àquele assunto e use na legenda do seu post.

 

Gostou das dicas? Então comece a aplicar agora mesmo em seu perfil e atraia excelentes oportunidades de negócios na melhor rede profissional do mundo!

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