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Como investir em Marketing de Conteúdo: 3 dicas que vão alavancar o seu perfil

Postado por Martinez Comunicação  |  10/07/2020

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante ao público de uma empresa, que tem o objetivo de auxiliar e, consequentemente, atrair esse público para a página da marca, criando, assim, um relacionamento entre ambos, que gera, no futuro, uma experiência de compra.

Para fazer um bom marketing de conteúdo que atraia seus seguidores, é preciso conhecer a sua persona, ter frequência nos posts e saber analisar os resultados. Neste texto, você irá aprender cada um desses passos que transformarão o seu perfil em uma fonte de conteúdo rico, gerando mais clientes para a sua empresa!

No último post falamos sobre a importância das redes sociais para o desenvolvimento da sua marca. Em um cenário de crise, como este em que vivemos, produzir conteúdo nunca foi tão importante para manter as empresas bem posicionais no mercado.

Como podemos ver, o cenário de pandemia tem acelerado diversas transformações e uma delas é o desenvolvimento das redes sociais. Não somente agora, mas no período pós-crise a forma com que os profissionais enxergam as redes sociais, será outra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios, 85,6% das pequenas e médias empresas afirma que o marketing de conteúdo será mais representativo nas estratégias da empresa após a crise.

Esse fato mostra como a produção de conteúdo tem se desenvolvido e tem sido vista com outros olhos pelos empreendedores.

Mas como investir em Marketing de Conteúdo? Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na entrega de conteúdo de valor aos seus seguidores. Engana-se quem pensa que um perfil corporativo deve publicar apenas posts relacionados a própria empresa. Existe uma forma mais natural e atrativa de divulgar o seu negócio: através do imbound marketing.

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair o público de forma passiva, isto é, fazer com que as pessoas vão até a marca e não o contrário, como acontece no outbound, que utiliza anúncios e propagandas involuntárias para atrair o público.

Quando você está navegando pelo seu feed do insta, por exemplo, e aparece aqueles posts patrocinados que você NÃO escolheu estar ali, mas eles aparecem, sem você querer, isso é Outbound. Já o Imbound visa atrair o público de uma forma menos agressiva, através de uma boa produção de conteúdo.

Por exemplo, se você tem uma empresa de contabilidade e publica notícias relacionadas a finanças, dá dicas importantes de como declarar um imposto de renda ou outros assuntos relacionados a essa área, provavelmente, as pessoas vão acessar o seu site de livre e espontânea vontade para obter essas informações e, ao longo do tempo, essas pessoas vão confiar na sua empresa, pois ela ganhará autoridade no assunto, fazendo com que os seus visitantes/seguidores se tornem clientes.

O marketing de conteúdo, portanto, é uma estratégia de marketing muito importante, pois gera autoridade para o seu perfil, melhora a visibilidade dele na internet e pode aumentar a sua quantidade de clientes. Tudo isso de forma orgânica, sem gastar nada, apenas entregando um conteúdo de valor ao público.

Mas publicar um bom conteúdo não é tão simples assim. Existem diversas estratégias para produzir conteúdos de valor aos seguidores. Nos tópicos abaixo você conhecerá as TRÊS DICAS MAIS IMPORTANTES PARA FAZER UM BOM MARKETING DE CONTEÚDO:

 

1. Conheça a sua persona

Para produzir um bom conteúdo, primeiramente, você precisa conhecer e entender a sua persona (seus potenciais clientes). Conhecendo bem o seu público, fica mais fácil criar um conteúdo que vá ao encontro do que eles querem, sendo, assim, bem aceito.

Faça as seguintes perguntas:

  • Quem é a minha persona?
  • O que o meu público gostaria de receber de conteúdo?
  • Quais os desejos e problemas da minha persona?

No exemplo acima, eu citei uma empresa de contabilidade. A persona de um perfil como este será, provavelmente, estudantes ou profissionais de administração e ciências contábeis. Portanto, quais são os desejos e problemas desse público? Provavelmente esses seguidores estarão interessados em receber notícias sobre essa área. É importante então que você busque conteúdo em portal de notícias contábeis e entregue um conteúdo que gere interesse ao seu público.

Quais são os problemas dessa persona? Muitos podem ser estudantes ou recém-formados, por isso, ainda terão dificuldades em fazerem atividades essenciais dessa área, como, por exemplo, declarar imposto de renda ou abrir uma empresa. Por isso, você pode produzir conteúdo auxiliando seus seguidores nesses processos.

Outra forma importante de descobrir o que seu público quer consumir, é simplesmente perguntar a ele. Faça uma enquete ou abra uma caixa de perguntas nos stories e interaja com os seus seguidores. Deixe eles te dizerem o que querem receber no seu perfil.

 

2. Entregue o conteúdo da forma correta

O conteúdo deve ser entregue através de uma programação. É importante você montar uma frequência de posts. Você pode começar com um conteúdo por semana e depois ir aumentando. É legal manter uma alternância nos tipos de posts também, por exemplo, em uma semana publicar uma notícia, na outra publicar uma dica e na outra um conteúdo institucional sobre a sua empresa. Dessa forma, você mantém seu perfil diversificado e seus seguidores não enjoam do conteúdo.

 

3. Analise os resultados

Depois que você já tiver uma boa quantidade de conteúdo publicado, é importante fazer uma análise de cada publicação. Veja qual tipo de post rendeu mais interação entre os seguidores, qual teve maior alcance, mais curtidas, etc. Essa análise é importante para identificar qual conteúdo está dando certo e qual precisa ser aperfeiçoado para ter uma audiência melhor.

 

Gostou da dica? Compartilhe essa publicação com seu amigo empreendedor ou com aquele que deseja desenvolver o seu insta ou site profissional. E lembre-se: para realizar as melhores estratégias de conteúdo é necessário muito estudo e planejamento, por isso, contrate uma agência de comunicação. Eles terão conhecimento e experiência suficientes para te ajudar a alavancar o seu perfil ;)

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