blog.

Por que devemos investir no Telegram?

Postado por Martinez Comunicação  |  22/06/2020

O Telegram é um aplicativo ainda pouco utilizado pelos internautas. Apesar de ser desenvolvido em 2013, foi só no ano passado que ele se tornou conhecido, depois de ter sido utilizado como uma alternativa para substituir o whatsapp, quando este apresentou falhas de funcionamento, ficando algumas horas fora do ar. A dependência pela comunicação é tão alta, que as pessoas recorreram ao concorrente nesses momentos de instabilidade do whatsapp, fazendo o Telegram registrar três milhões de novos usuários em apenas 24 horas.

Depois de substituir o Whats por algumas horas, o Telegram provou que é tão bom quanto o app de Zuckerberg, e fez alguns usuários permanecerem ativos no aplicativo, fazendo o número de utilizadores saltar de 300 milhões em 2019 para 400 milhões em 2020. Na quarentena, com o aumento do tempo gasto pelos internautas no celular, o Telegram tem se mostrado como uma grande alternativa de informação e entretenimento e pretende crescer ainda mais nos próximos anos. Entenda por quê!

 

Telegram x Whatsapp

Apesar de o Whatsapp ser bem mais popular e ter muito mais usuários do que o Telegram, algumas características tornam este último mais vantajoso e o difere do concorrente. Confira as principais:

  • Armazenamento: Se no Whatsapp os usuários ficam limitados a enviarem arquivos de até 100MB e ainda aqueles que usam o sistema Android sofrem com o armazenamento, já que todas as mídias são salvas no smartphone, no Telegram esse problema não existe. Além de permitir envio de arquivos ILIMITADOS, as mídias são armazenadas na nuvem e só são salvas no aplicativo ou no smartphone do usuário, caso ele queira. Bem melhor, né?

  • Acesso pelo desktop: O Web Whatsapp é uma tecnologia que ajuda muitos profissionais, entretanto, uma desvantagem dessa funcionalidade é que ela obriga o usuário a estar conectado também pelo celular para poder usar a versão web. Ou seja, se a sua internet móvel cai ou a bateria acaba, o Whatsapp automaticamente se desloga do computador também. No Telegram isso não acontece. Logados uma vez com o auxílio do celular, os usuários permanecem conectados na versão desktop, de forma independente do smatphone. Assim, mesmo se a bateria do celular acabar ou se o 3G tiver problemas, a versão web continuará funcionando.

  • Áudios acelerados: Outra característica exclusiva do Telegram, é a possibilidade de ouvir áudios de forma acelerada. Isso mesmo, você pode alterar a velocidade com que os áudios são reproduzidos no aplicativo. Assim, quando receber aquela mensagem de voz gigante e não estiver com paciência, você pode economizar seu tempo e ouvir o conteúdo em alta velocidade. Por enquanto, esse recurso é exclusivo do Telegram.

  • Conteúdo: A maior vantagem do Telegram sobre o Whatsapp, sem dúvidas, é o conteúdo que o aplicativo gera. No Telegram existem canais que os usuários seguem para receber determinado conteúdo. Funciona como uma rede social, você segue e recebe todo conteúdo postado pelo canal. Esse recurso vem sendo utilizado como uma grande alternativa de informação e entretenimento e promete crescer ainda mais nos próximos meses.

 

Vantagens para empresas e marketing

Como foi dito, o Telegram apresenta inúmeros recursos modernos e inovadores que prometem ultrapassar o Whatsapp em breve. Além dessas características, existem ainda vantagens exclusivas para empresários que desejam obter clientes através do aplicativo já que as estratégias de marketing são bem vantajosas no Telegram. Confira os principais benefícios:

  • Maior alcance: Os grupos do Telegram suportam até 200 mil usuários. Enquanto no Whatsapp os grupos se limitam a 250 pessoas, no Telegram esse espaço é bem maior, o que pode facilitar os empresários a se comunicarem com o seu público. Mas é claro, administrar uma conversa com 200 mil pessoas é bem mais difícil, por isso, o Telegram apresenta algumas ferramentas para facilitar essa comunicação:

  • Edições de mensagens após o envio;
  • Exclusão de mensagens após o envio;
  • Busca instantânea;
  • Uso de hashtags;
  • Recebimento de notificações apenas quando mencionado ou respondido;
  • Fixação de mensagens no topo do chat;
  • Definição de administradores do grupo e restrição da participação de cada um;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Criação de grupos públicos ou privados;
  • Link de compartilhamento do grupo;
  • Customização via bots

 

  • Canais: Os canais têm sido a melhor alternativa para os produtores de conteúdo e empresários divulgarem informações relacionadas a sua empresa ou produto, auxiliando assim na captação de clientes. Esse recurso tem sido um grande avanço em relação ao Whatsapp, já que lá, as listas de transmissões requerem que o administrador tenha o número de cada participante para adiciona-lo na lista. Além disso, se o participante não tiver o número do administrador salvo em seus contatos, ele não receberá a mensagem, o que dificulta bastante o alcance dos conteúdos. Já no canal do Telegram o alcance é de 100%, pois a mensagem chega para TODOS os seguidores do canal e para captar esses seguidores é bem mais fácil, já que qualquer um pode encontrar seu canal procurando por ele no aplicativo.

  • Agendamento de mensagens: Assim como os sites que permitem fazer agendamento de posts em redes sociais, o Telegram permite o usuário agendar o envio de mensagens. Essa funcionalidade ajuda muitos produtores de conteúdo e empresários que divulgam informações com bastante frequência no aplicativo.

É claro que o Telegram não vai se popularizar de um dia para o outro, por isso, as pessoas ainda usam o Whatsapp como o principal meio de comunicação, mas vale ressaltar que o Telegram já é utilizado como um aplicativo secundário por muitas pessoas e, ao que tudo indica, em breve, chegará na proporção do Whatsapp.

Como a Martinez Comunicação é adepta a todas as novidades do mundo tecnológico, nós já estamos no Telegram e através do nosso canal oferecemos informações diárias sobre o universo do marketing digital, comunicação e mídias. Acompanhe: https://t.me/martinezcomunicacao

AV ITATIAIA, 662 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 3237-6797