blog.

Instagram e Spotify lançam novos recursos de monetização

Postado por Martinez Comunicação  |  25/06/2020

Nos últimos meses, vários aplicativos vêm desenvolvendo ferramentas de vendas em suas plataformas, como forma de auxiliar os empreendedores e produtores do conteúdo durante a crise. Mark Zuckerberg se destaca nessas ações, tendo atualizado todos os seus aplicativos para oferecer esses novos recursos.

A primeira rede de Mark a incentivar o empreendedorismo foi o Instagram, com o lançamento dos stickers de divulgação de marcas. Depois, os vendedores do Facebook foram beneficiados com o Facebook Shops. Posteriormente, o Instagram lançou outro recurso de monetização, através das lives e do IGTV e, mais recentemente, o Whatsapp desenvolveu uma atualização que permite a realização de transferências bancárias no próprio aplicativo, facilitando a vida de muitos empresários.

 

Instagram

As iniciativas, entretanto, não param por aí. Nesta terça-feira (23), o Instagram anunciou uma atualização em seus Requisitos de Qualificação Para o Comércio que permitirá, a partir de julho, que vendedores e criadores de conteúdo vendam seus produtos ou serviços dentro do próprio perfil na rede social, sem precisar de terceiros para viabilizar o negócio.

A medida valerá para todos os países onde o Instagram Shopping funciona – incluindo o Brasil – e vai exigir das empresas e influenciadores uma certa autenticidade dos seus produtos e serviços para poderem ser comercializados. Nessas exigências, não foi afirmado se a conta precisará de um número mínimo de seguidores para poder vender, no entanto, elas precisarão passar por uma aprovação do Instagram para se cadastrarem no serviço, além disso, será necessário um site externo para marcar os produtos à venda.

De acordo com o aplicativo de Zuckerberg, essa é uma medida realizada para apoiar as empresas e criadores de conteúdo que desejam expandir os negócios na rede social e visa possibilitar aos consumidores uma experiência de compra consistente e confiável.

 

Spotify

Mas não é só os aplicativos de Mark que vem se reinventando durante a crise. O streaming de música sueco, Spotify, anunciou, nesta segunda (22), que está testando anúncios nas páginas de podcast do serviço. A medida visa estimular a monetização do aplicativo, gerando mais receitas para os produtores de conteúdo e para o próprio Spotify.

Atualmente, a única forma de ganhar dinheiro pelos produtores de podcasts no aplicativo é através da divulgação de cupons de desconto de algumas marcas. No entanto, essa experiência não é tão positiva, já que o produtor tem que fazer o anúncio no meio do podcast e o ouvinte, se quiser acessar a página do anunciante, deve anotar esse código e depois se redirecionar para o site, prejudicando, assim, a transmissão e o consumo do conteúdo.

Agora, com os novos testes que estão sendo feitos nos Estados Unidos e na Alemanha, a divulgação de anúncios no Spotify será feita de uma forma bem mais prática e positiva, tanto para o produtor, como para o ouvinte. A ideia é disponibilizar o link da página do anunciante logo abaixo do episódio do podcast. Assim, o ouvinte pode acessar a página quando quiser, antes ou depois de ouvir o conteúdo, sem atrapalhar sua experiência.

Além de beneficiar tanto o produtor, como o ouvinte, que não terão o conteúdo do podcast interrompido para a divulgação do anúncio, essa medida permite ainda uma análise de engajamento melhor para o anunciante, já que mostrará a ele o número de perfis que clicaram no seu anúncio, permitindo, assim, um funil direto de vendas.

Essas medidas provam que a era digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e as empresas que ainda não migraram para esse meio estão perdendo tempo, afinal, a internet tem sido uma grande aliada dos empreendedores durante a crise e promete continuar trazendo vantagens mesmo após a pandemia. E você? Já está utilizando algum desses recursos?

 

Fontes:

https://www.b9.com.br/128029/instagram-atualiza-politicas-e-a-partir-de-julho-vai-permitir-que-creators-vendam-produtos-direto-no-app/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/anuncios-clicaveis-para-podcasts-no-spotify/

AV ITATIAIA, 662 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 3237-6797