blog.

A audiência dos aplicativos na quarentena

Postado por Martinez Comunicação  |  08/06/2020

O período de quarentena impôs uma série de mudanças no comportamento da sociedade. A mais clara delas foi, sem dúvidas, a aproximação com a tecnologia.

Com o aumento do tempo vivido dentro de casa, as pessoas aumentaram, consideravelmente o uso de redes sociais. Segundo um estudo realizado pela consultoria Kantar, de 14 a 24 de março, o Facebook, o Whatsapp e o Instagram tiveram um crescimento de 40% neste período. O site Visual Capitalist divulgou também que o tempo gasto pelas pessoas nos aplicativos, em geral, aumentou 20% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

 

Apps em baixa

No entanto, não foram todos os aplicativos que tiveram alta neste período. Um relatório de pesquisa da MoEngage e Apptopia apontou quais aplicativos tiveram alta e quais perderam a audiência durante a quarentena. O setor de viagens e hospedagens, extremamente prejudicado pela pandemia, foi o mais afetado em termos de audiência tecnológica. Em todos os continentes do mundo houve queda nos downloads desses aplicativos. Já os programas de assistência médica foram apontados, pela pesquisa, como emergentes, isto é, que aumentaram o número de downloads, mas os usuários ativos permaneceram os mesmos.

 

Apps em alta

Por outro lado, sabemos que os aplicativos de encontros digitais foram extremamente beneficiados durante a quarentena. Com a obrigatoriedade do isolamento social, muitas atividades tiveram que ser adaptadas para o meio digital, o que favoreceu – e muito – os aplicativos de videoconferência. Em todas as regiões do mundo esses programas tiveram alta, tanto nos downloads, como no número de usuários ativos.

O Zoom, por exemplo, expandiu sua base mundial de usuários em 300% em menos de um mês e aumentou a capitalização do mercado para 48,8 bilhões de dólares, superando as sete maiores companhias aéreas do mundo.

 

De fato, o mundo mudou com o coronavírus e essas mudanças, provavelmente, permanecerão no futuro, o que obriga diversos mercados a se reinventarem para voltar a crescer. Já aqueles que estão no topo da audiência, também devem se preocupar em manter a posição, oferecendo novos recursos constantemente, a fim de fidelizar os seus usuários.

Entendemos, neste novo cenário, que a tecnologia é essencial em nossas vidas e pôde nos aproximar de várias atividades e pessoas durante esse período. Além do mais, ela serviu e está servindo como uma excelente fonte de informações e entretenimento, ajudando-nos a superar esse momento difícil e instável.

Fontes: https://www.visualcapitalist.com/covid-19-impact-on-app-popularity/ ; https://www.moengage.com/coronavirus-business-impact-worldwide/ ; https://www.visualcapitalist.com/zoom-boom-biggest-airlines/

AV ITATIAIA, 662 - RIBEIRÃO PRETO-SP | (16) 3237-6797