banner_assessoria

Realizado por um jornalista, o trabalho de assessoria de imprensa é importante tanto para empresas que estão ascensão quanto para aquelas que querem conquistar credibilidade. O principal objetivo da iniciativa é colocar o cliente na mídia por meio de entrevistas, participações e depoimentos.

Com isso, o cliente vai se tornar uma fonte segura tanto para os jornalistas, que vão procurar para esclarecer dúvidas e participar de matérias, quanto para o público geral – leitores, telespectadores e ouvintes.

O trabalho de um assessor de imprensa engloba as seguintes tarefas:

Relacionamento com a mídia – Fazer contato com os jornalistas dos principais veículos de comunicação da área de atuação do cliente com o objetivo de aproximar os dois lados

Clipping – Levantamento de tudo o que saiu na imprensa sobre o cliente, bem como o valor dos espaços conquistados, com o intuito de avaliar o retorno financeiro de mídia

Produção de releases – Elaboração de textos jornalísticos que serão enviados para a imprensa como sugestão de pauta para que seja criada a oportunidade de espaços e entrevistas

Gestão de crise – Criação de um plano de comunicação que visa amenizar e reverter os impactos de uma notícia ruim já divulgada sobre o cliente

Media Training – Treinamento realizado com o cliente para que ele esteja apto para conceder entrevistas e manter relacionamento com a imprensa

Mídia Espontânea – O trabalho de assessoria de imprensa tem como principal resultado a mídia espontânea, que é quando os jornalistas passam a procurar diretamente o cliente para que ele conceda entrevistas

 

Leia mais